46 show vão movimentar o Circuito Off da Oficina de Música de Curitiba em bares e restaurantes

28/06/2022


Os locais podem cobrar couvert artístico para as apresentações


Foto: Cido Marques/FCC

Em sua primeira edição presencial após o começo da pandemia da covid-19, a Oficina de Música de Curitiba volta a oferecer o Circuito Off de Bares e Restaurantes, de 30 de junho e 10 de julho. A programação também compõe o Inverno Curitiba.


Todas as noites e nas tardes de fim de semana, verdadeiros minifestivais ocorrem em espaços variados, passando pelo Centro, CIC, Mossunguê, e chegando até a Região Metropolitana, em Araucária.


Até o momento, são 46 shows em 19 bares e restaurantes, número que ainda deve crescer ao longo da Oficina de Música.

Entre os destaques, está uma atração internacional, uma violinista da Venezuela, mas de nome muito familiar no Brasil: Maria Betania se apresenta em Araucária no dia 8 de julho.


Outro destaque é a apresentação de Julião Boêmio, no dia 2 de julho, com o lançamento de seu CD. Já no dia 6 de julho, o Gabo Vinhos recebe uma apresentação com dois professores da Oficina, em parceria com um artista local de guitarra.


A programação completa está no fim do texto. Os locais podem cobrar couvert artístico para as apresentações e a agenda é sujeita a alteração sem aviso prévio. Orienta-se que os interessados confirmem pelo telefone dos locais de shows a possibilidade de cobrança.


Aperte o play

O Circuito Off, além de promover o acesso à cultura, também representa uma retomada para músicos e proprietários de bares e restaurantes.


O restaurante A Caiçara já marcou presença em outras edições do evento, e em 2022 está de volta ao circuito. Para Fredy Ferreira, dono do local, a música funciona como um agregador de movimento e cultura.


Este evento é bom para nós e para a cidade, porque é uma oportunidade de conhecer outros músicos e também de eles se apresentarem”, disse Ferreira.

O baixista Glauco Sölter, coordenador do circuito, acredita que a programação valoriza os artistas e restaurantes, já que gera divulgação e público novo.


“Quando se tem música ao vivo as pessoas ficam mais relaxadas e descontraídas. O público está sensível, se emocionando e nós artistas também nos emocionamos com essa interação. É uma troca mútua neste momento de retomada”, diz o curador do Circuito Off.


De nota em nota

O processo de seleção dos artistas, bares e restaurantes começa alguns meses antes dos shows. A curadoria acontece também baseada na Oficina de Música, já que muitos dos artistas do Circuito Off também participam dos cursos.


Os gêneros musicais também circulam em torno da Oficina: em geral, são músicas instrumentais, brasileiras e curitibanas. Os artistas se misturam entre locais e de fora da cidade, com a promoção do intercâmbio com outros polos.


Os músicos alcançaram um nível maior por conta desses intercâmbio, troca de vivência e informação com os artistas locais e os professores”, explica Glauco.

Além disso, a descentralização do Circuito para outros bairros representa um marco importante para o evento. “A importância é poder compartilhar essa cultura com o máximo de participantes da comunidade. Eu fico feliz desse processo acontecer, porque espalha a arte. Isso atinge uma comunidade que não vai ao show do teatro, mas vai ao barzinho”, afirma o coordenador.


Parcerias

A 39ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Banco Nacional de Desenvolvimento de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sistema Fiep/Sesi e patrocínio da Volvo do Brasil.


Também apoiam o evento: Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade Evangélica Luterana Igreja de Cristo, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Teatro Regina Casillo e Lamusa-UFPR e Rádio Educativa 91.7 FM.


Inverno Curitiba

O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover o destino e reúne atividades culturais, gastronômicas, de economias criativas, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba.


Programação do Circuito Off de Bares e Restaurantes

Entre os dias 30 de junho e 10 de julho Sujeito à cobrança de couvert artístico. Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.


30 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA) A CAIÇARA 20h - Brejeiras

FOLIA 20h - Jay de Oya, Ricardo Salmazo e Jonas Lopes

1 DE JULHO (SEXTA-FEIRA) USHUAIA BAR 20h - Joel Müller, Vina Lacerda e Leonardo dos Santos

TEMPO CAFÉ E GASTRONOMIA 20h - Celso Joabe, Nene Viana, Rhuan Rodrigues

A CAIÇARA 20h - Orquestra Sapato Furado

FOLIA BAR 20h - Choro Cruzado – Luiz Ivanqui, Rodrigo Milek, Marcela Zanette, Victor Romero e Otto Lenon

Folia Mais (cobrança de R$ 10 - pulseira) – 23h59m - Pipoca da Jay com Jay de Oya, Marcel Cruz, Pedro Solak, Matheus Braga e João Solak

2 DE JULHO (SÁBADO) CENTRO CULTURAL SESI HEITOR STOCKLER DE FRANÇA 11h - Projeto Acordes da Casa - Lançamento do CD Na Madrugada de Julião Boêmio

14 BIS BAR 15h - Samba e MPB - Cláudio Hess, Didi Hess, Cláudio Xuxa

DON MAX 19h - Ana Decker /Josias Pimentel

A CAIÇARA 20h - Simone Schepp

FOLIA BAR 18h - Moda de Viola com Oswaldo Rios e Rogério Gulin 21h - Samba com Marginálias + Jonas Lopes e Julião Boêmio

3 DE JULHO (DOMINGO) 14 BIS BAR 15h - Samba de Domingo - Anderson Miriti, Xapoca

DON MAX 19h - Mário Conde, Lilo Oro

A CAIÇARA 20h - Cao Laru

FOLIA BAR 18h - Samba do Folia

4 DE JULHO (SEGUNDA-FEIRA)

NHAC-NHOC 19h - André Ribas e Joel Müller

5 DE JULHO (TERÇA-FEIRA) DON MAX 19h - Daniel Migliavacca e Lucas Melo, convidado a confirmar

AO DISTINTO CAVALHEIRO 18h30h - Elas São do Barulho Fer Fausto, Bia Schneider, Thatá Medeiros, Carla Zago, Gisele Fontoura, Fernanda Cordeiro, Sílvia Rolim

JABOTICASA 19h - André Ribas e Leonardo dos Santos

6 DE JULHO (QUARTA-FEIRA)

AO DISTINTO CAVALHEIRO 18h30 - André Ribas, Daniel Migliavacca, Morgana Moreno

DIZZY CAFÉ 20h - Felipe Coelho e músicos locais

SIMIS BAR 21h - Celso Joabe Quarteto - Jam Session

GABO VINHOS 20h - Filipe Moreno - baixo, Felipe Continentino - bateria e Mário Conde – guitarra

FOLIA BAR 20h - Ricardo Salmazo e Jonas Lopes - Homenagem a Wilson Batista

7 DE JULHO (QUINTA-FEIRA)

AO DISTINTO CAVALHEIRO 18h30 - Regional do Boêmio convida Wanessa Dourado

92 GRAUS 21h - Open Jam Session com Celso Joabe Quarteto

USHUAIA BAR 20h - Thayana Barbosa, Glauco Sölter e Fernando Lobo

JOKERS 20h - The Blues Is On The Table - André Nigro, Alexandre Fagundes, Franco Calgaro

DIZZY CAFÉ 20h - Ricardo Silveira e músicos locais

A CAIÇARA 20h - Dennis Mariano

BAR DOCE LAR 21h - Roda de Samba do BDL - Daniel Migliavacca, Nábio Rodrigues, Luís Rolim, André Ribas, Vinícius Reis, Rossano Lopes, Whell

WONKA BAR 20h - Helinho Brandão Quarteto e Débora Gurgel

FOLIA BAR 20h - Samba com Marginálias + Jonas Lopes

8 DE JULHO (SEXTA-FEIRA)

AO DISTINTO CAVALHEIRO 18h30 - Forró de Maravilha

USHUAIA BAR 20h - Rogéria Holtz, Léo Brandão e Vina Lacerda

A CAIÇARA 20h - Daniel Montelles

CAVALO BAIO BAR (ARAUCÁRIA) 21h - Maria Bethânia - violino (Venezuela)

CAMALEÃO CULTURAL 22h - Forró Instrumental convida Wanessa Dourado

FOLIA BAR 20h - Choro Cruzado – Luiz Ivanqui, Rodrigo Milek, Marcela Zanette, Victor Romero e Otto Lenon FOLIA MAIS (cobrança de R$ 10 - pulseira) – 23h59m – GRUPO CANJÃO

9 DE JULHO (SÁBADO) CASA HEITOR STOCKLER 11h - Projeto Acordes da Casa - Choro Cruzado com Luiz Ivanqui, Marcela Zanette, Otton Lenon, Rodrigo Milek

QUINTAL DO ALMIRANTE 13h - Ricardo Salmazo, Julião Boêmio, Vinícius Chamorro

AO DISTINTO CAVALHEIRO 14h - Ana Decker, Jonas Lopes, Luís Rolim, Luiz Ivanqui

14 BIS BAR 15h - Samba e MPB - Cláudio Hess, Didi Hess, Cláudio Xuxa

AO DISTINTO CAVALHEIRO 17h30 - Bananeira Brass Band

DON MAX 19h Boldrini/Vinícius Araujo

CAPONE BAR 20h - Geovane Caruso convida Raul Valente

MAFALDA 20h - Parabéns Arismar - Joel Müller, Glauco Sölter, Leonardo dos Santos

FOLIA BAR 18h - Moda de Viola com Oswaldo Rios e Rogério Gulin CONVIDA 21h – RODA DAS MINAS com Halanna Aguiar, Gabi Bruel, Simone Schepp e Igor Lazier

10 DE JULHO (DOMINGO) 14 BIS BAR 16h - Samba de Domingo- Anderson Miriti e Xapoca

DON MAX 19h - Daniel Migliavacca convida

YADAYADAYADA BAR 18h - Rafael Chamone, Nenê Viana, Rhuan Rodrigues, Wagner Bennert Daniel Alcântara (participação especial)

FOLIA BAR 18h - Samba do Folia