A-Gandaia e Alexandre Arroyo, parceria em nova área de negócios de Clearence de áudio no Brasil

17/08/2021


A-Gandaia, prestigiada produtora de áudio no cenário audiovisual brasileiro, associa-se ao experiente advogado Alexandre Arroyo, especialista em direitos autorais há mais de 20 anos, para oferecer serviços ao crescente mercado de Clearance no Brasil, com foco em áudio, peça essencial na produção publicitária.


Pedro Turra e Samira Tortelli, sócios da A-Gandaia e o recém-chegado Alexandre Arroyo uniram expertises para a criação da nova área de negócios da produtora e operam na assessoria em licenciamento de direitos autorais de obras, fonogramas e/ou participação artística, e conexos junto das editoras e gravadoras, assim como a tramitação de expedição de alvarás.


Pedro Turra pontua que “já faz tempo que temos essa vontade de funcionar não somente como uma produtora de áudio, mas como uma agregadora, uma vez que o mercado de Clearance vem crescendo bastante ao longo dos últimos anos no Brasil, especialmente para áudio, peça essencial na produção publicitária. Poucas empresas ou escritórios atendem esse nicho, então decidimos iniciar essa parceria como um teste e agora chegou a hora de mostrarmos o que já realizamos”.


O conceito "One Stop Shop" da nova área de negócios da A-Gandaia rendeu parcerias estratégicas para liberação e utilização de trilhas sonoras em grandes campanhas publicitárias como: Midway/Riachuelo, Arezzo, Shopee, Hering, entre outras que ainda estão a vir para o ar.


Como um bom exemplo dos novos serviços prestados pela A-Gandaia, temos a nova campanha de Midway, plataforma de serviços financeiros que faz parte do grupo Riachuelo. A nova campanha nacional com criação da agência LVL e produção da Cine com direção de Cris Vida anunciou o lançamento da Conta Digital Midway. Sob o mote “O seu bem-estar é da nossa conta” utilizou a música ‘Saúde’, de Rita Lee e Roberto de Carvalho, como trilha sonora. A canção é um remix para a coletânea “Rita Lee & Roberto – Classix Remix Vol. 2” executada pelo DJ Beto Cury e Pedro Turra, num projeto especial idealizado e com supervisão musical de João Lee, filho do casal de compositores. Nesse caso, a atuação da A-Gandaia foi para toda parte de Clearance, negociações junto da gravadora, editora e artista e Assessoria Jurídica que resultou em todas as devidas liberações. Já na parte do áudio, a recriação do remix que por sinal é de co-autoria do próprio Pedro Turra, sócio da A-Gandaia.


Já para a campanha de Arezzo para o Dia das Mães, a assessoria foi para liberação do fonograma e contratos de licença de uso da trilha escolhida, uma versão exclusiva da música “Tão Bem”, produzida e com participação especial de Lulu Santos. Pedro Turra conta que o primeiro contato do cliente aconteceu em um sábado para viabilizar a utilização de uma trilha, ainda não definida e o lançamento da campanha estava previsto para quinta-feira. “Entre definição da trilha, negociação com o agente e editora musical, estúdio e gravação da trilha exclusiva para a campanha, foram apenas 4 dias, na quarta-feira, o fonograma e os Contratos de Licença já estavam devidamente assinados pelas Partes para a estreia da campanha no dia seguinte, quinta-feira. Todo esse tramite célere foi nada menos com o Lulu Santos, um dos artistas de maior renome no Brasil”, relata Alexandre Arroyo.


O determinante nos dois casos é que tanto o produtor Pedro Turra, quanto o advogado e empresário Alexandre Arroyo são veteranos nos meandros do mercado fonográfico e produções audiovisuais no Brasil e exterior. Pedro Turra abriu sua primeira produtora de áudio a Scratch Studios, em 2006. Engatou uma carreira artística internacional como DJ, em apresentações no formato live-act de seu projeto de música eletrônica, o “Click Box” com turnês ao redor do mundo. Com o sucesso da empreitada, em 2008 morou em Berlin por 5 anos e integrou o casting de artistas da gravadora Minus, um dos principais selos de música eletrônica do mundo comandada pela renomado artista Richie Hawtin. Em 2018, em sociedade com sua esposa Samira Tortelli funda A-Gandaia, inquieto, em seguida se associa a amigos para abrir a Pod360, primeiro hub de podcasts profissionais no Brasil. Trouxe para essa empresa uma nova técnica produção de áudio 8D com técnicas de VR dentro do podcast.


Alexandre Arroyo é advogado especializado em direitos autorais, consultor de negócios e projetos voltados às áreas da cultura e entretenimento, atuando desde 2002, no mercado fonográfico e produções audiovisuais. Entre seus clientes, figuram artistas de sucesso como Nando Reis, Ana Cañas, Palavra Cantada, Tiquequê, Frejat, Liniker, entre outros. Há mais de 10 anos assessora a carreira full time de Arnaldo Antunes.


A bagagem de trabalhar com diversos artistas de renome, ter acesso qualificado nas principais editoras, gravadoras, agentes artísticos e empresários do ramo, auxilia nas negociações, agiliza os orçamentos e conclusões das licenças de obras, fonogramas e/ou participação artística, o que visualizamos ser uma das principais deficiências no mercado publicitário”, conclui Alexandre Arroyo.


Conheça mais da A-Gandaia:

Site: www.agandaia.com.br

Instagram: @agandaia

Vimeo: vimeo.com/channels/agandaia

Facebook: www.facebook.com/gandaiamusic

Riachuelo/Midway – “O seu bem estar é da nossa conta” com canção remixada “Saúde”: