A Mulher na Fotografia Brasileira reúne 65 obras de fotógrafas no Solar do Barão

29/09/2022


A exposição conta com 65 obras de 30 fotógrafas


foto: Cido Marques

A Mulher na Fotografia Brasileira, exposição organizada a partir do acervo da Fundação Cultural de Curitiba, volta às salas do Centro Cultural Solar do Barão, dentro do Museu da Fotografia.


A primeira exibição aconteceu em 2017 e agora a mostra poderá ser conferida até 12 de março de 2023, de terça à sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados e domingos e feriados, das 12h às 18h.


A exposição conta com 65 obras de 30 fotógrafas, entre elas Juliana Stein, Milla Jung, Lilia Kawakami, Maureen Bisilliat, Claudia Andujar e Rosa Gauditano. As duas últimas artistas são referências entre a nova geração de fotógrafos, principalmente pelos trabalhos relacionados com as causas indígenas.


As obras escolhidas para compor a mostra retratam importantes relações e transformações do ambiente e da sociedade, fundamentais para a história da fotografia contemporânea. As imagens capturadas em diferentes lugares e regiões do país abordam cultura, identidade, origens, memória e expansão de fronteiras.

"Para além do reconhecimento, a exposição fortalece o papel e a presença das mulheres na arte da fotografia brasileira”, destaca Alice Rodrigues, coordenadora do Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba.


Inaugurado em 1998, o Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba abriga uma coleção de obras fotográficas formada principalmente a partir da realização da II e III Bienal Internacional de Fotografia, realizadas na cidade no final da década de 1990.


Serviço: A Mulher na Fotografia Brasileira

Local: Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 - Centro) Data: de terça a sexta, das 9h às 18h; sábado, domingo e feriado, das 12h às 18h