21/06/2021
Equipes percorreram as ruas para tirar as pessoas do frio

Os abrigos da Prefeitura registraram um novo recorde no número de acolhimentos de pessoas em situação de rua, neste fim de semana. No último sábado (19), foram 1.045 pessoas atendidas nas unidades mantidas pela Fundação de Ação Social (FAS) para proteger essa população do frio intenso, e no domingo (20), 1.018.
Até então, o maior número de acolhimentos tinha sido registrado na quarta-feira (16), quando 1.030 pessoas foram abrigadas pela Prefeitura.
Desde o início da pandemia na cidade, em março de 2020, a média diária de acolhimento nas unidades oficiais da Prefeitura tem sido de 800 pessoas, mas com a chegada do frio este número passa de 1.000.
Muitas das pessoas atendidas no fim de semana procuraram o serviço espontaneamente nas casas de passagem onde o atendimento é feito sem a necessidade de encaminhamento das equipes técnicas. Foram 385, no sábado, e 400, no domingo.
Balanço
Durante o fim de semana, a FAS realizou 275 abordagens sociais a pessoas em situação de rua para oferecer acolhimento. Deste total, 151 delas foram feitas a partir de solicitações à Central 156 ou por telefone. Em 52 situações, os educadores sociais estiveram no endereço indicado, mas já não havia ninguém no local.
Dos que foram abordados, 96 pessoas aceitaram acolhimento, no sábado, e 60, no domingo. Mesmo com frio e a equipe oferecendo atendimento, em 110 abordagens as pessoas se recusaram a ir para os abrigos, onde podem dormir em camas, tomar banho quente, receber roupas limpas e se alimentar. Como estavam com pouco agasalho, 14 delas receberam cobertores para se proteger do frio.
Em função do estado de saúde, a FAS precisou encaminhar uma pessoa para atendimento médico e outra foi levada para uma das unidades de isolamento do município por apresentar sintomas gripais.
Durante as noites de sábado e domingo, sete cães e dois gatos de pessoas em situação de rua também foram acolhidos em unidades que possuem canis.