top of page

Agentes de trânsito orientam motoristas no entorno das obras do Complexo do Tarumã

25/01/2023


Mais de 20 placas de sinalização com orientações de desvio foram instaladas nas imediações


Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) estão desde as 9h desta quarta-feira (25/1) na região do Tarumã para orientar motoristas neste primeiro dia de obras do Complexo do Tarumã. O lado norte do Viaduto do Tarumã e parte da rotatória sob a estrutura viária, ao lado do Colégio Militar do Paraná e da concessionária CCV, tiveram o trânsito bloqueado para o início dos trabalhos.


O objetivo da obra é promover a integração do transporte coletivo e dar agilidade no trânsito, organizando e melhorando a fluidez na região leste da cidade. A intervenção prevê o alargamento do viaduto que cruza a Av. Victor Ferreira do Amaral, implantação de duas novas estações de transporte (Tarumã e Victor do Amaral) e requalificação de vias do entorno e de duas praças públicas (Cova da Iria e Mauro Fereira).


Mais de 20 placas de sinalização com orientações de desvio foram instaladas nas imediações para alertar motoristas. “Buscamos desviar o tráfego para as principais ligações viárias da região, que já estão sinalizadas, são ruas largas e com boas condições de pavimento, adaptadas para suportar um tráfego mais pesado, com maior volume”, explica o gerente de planejamento e operação de trânsito da Setran, Rodrigo Bzunek Alves.


Segundo Alves, as vias locais não são indicadas para o desvio. “As vias locais indicamos apenas para o acesso de comerciantes e moradores, porque não são vias prioritárias, então o motorista pensa que está fazendo um atalho, mas acaba perdendo mais tempo do que se utilizasse esses desvios propostos e estudados pela Setran”, explica.


A obra como um todo, além de trazer benefícios para o transporte coletivo, deve resolver os conflitos que ocasionavam congestionamentos na rotatória.


“É uma região emblemática para o trânsito, pois no horário de pico tem vários pontos de lentidão, com um volume superior a cinco mil veículos por hora. Com a obra será possível reorganizar o trânsito nesse ponto”, observou o gerente.


Neste primeiro momento, a Setran orienta que o motorista deve ficar mais atento a sinalização viária e consultar, antes de sair de casa, qual a melhor rota para o seu trajeto. “Encaminhamos os mapas de desvios e pontos de bloqueios para os principais aplicativos de trânsito. É importante também que o motorista que esteja de passagem pela região se mantenha atento, pois se trata de uma região em obras, o que exige mais cautela” orienta.


Ao longo dos próximos dias, as equipes da Setran irão permanecer no local para orientar o trânsito e também realizar a readequação dos tempos dos semáforos para melhorar a fluidez e a segurança viária.


Pelo serviço de whatsapp da prefeitura de Curitiba, o cidadão tem acesso a informações da obra, como rotas de desvios, pontos de bloqueio, benefícios da obra e outras informações importantes sobre a intervenção.

bottom of page