Amores e revezes na Grécia Antiga

01/09/2022


Prestes a ser lançado na Alemanha, "Callíope", da escritora paulista Cindy Stockler, narra a história de uma jovem escravizada em Atenas


Divulgação/Cindy Stockler

Um passeio pelo século V a.C, para conhecer a fundo a Grécia Antiga. Esta é a proposta da autora paulistana Cindy Stockler com o romance épico Callíope – A escrava de Atenas. O convite a esta leitura ultrapassa as fronteiras brasileiras: traduzido para o grego, inglês e agora alemão, o livro tem ganhado as estantes do mundo, com capas tão instigantes quanto o enredo.

Contextualizado no “século de ouro”, o período de Péricles, da Guerra do Peloponeso e das grandes artes, o livro conta a história de Callíope, uma jovem grega de 15 anos de idade, que é “dada” pelo pai em casamento e anos depois é vendida como escrava a uma figura influente em Atenas.

Este é apenas o começo da dura jornada da protagonista, que passará por muitos revezes, como amores, separações e perdas. Em Atenas, o destino da jovem muda novamente ao se destacar por seus dons de cura, que a levam a estudar medicina com o grande Hipócrates, na ilha de Cós.

Só agora estava realmente conhecendo a Atenas. Engolia com os olhos e os ouvidos tudo o que passava por ela, encantada com tanta gente junto, tomada pela alegria que enchia o ar da cidade, cujos mais de quatrocentos mil habitantes fervilhavam por todos os lados, indo para cá e para lá, agitados, falantes, cada um com suas atividades, as mais variadas possível. (Callíope, p. 18)

Edição do livro em inglês, lançada nos EUA Divulgação/Cindy Stockler

Dividida em 12 capítulos, intitulados com os nomes de cada um dos deuses do Olimpo, a obra contempla personagens históricos reais, filosofias, costumes e leis da Grécia Antiga. As notas de rodapé enriquecem as páginas, com detalhes das pesquisas da autora, que remontam à realidade local de 2,5 mil anos atrás.

Inspirada pelas aulas de Direito Romano durante a faculdade, Cindy conta que foi nessa época que o romance começou a ganhar vida. Anos mais tarde, já publicada, a obra foi finalista do prêmio Jabuti 2020, na categoria “Livro Brasileiro Publicado no Exterior”.

FICHA TÉCNICA: Título: Callíope Subtítulo: A escrava de Atenas Autora: Cindy Stockler Editora: Letras do Pensamento ISBN: ‎ 978-85-62131-28-8 Tamanho: 22 cm x 15,5 cm Páginas: 332 páginas Preço: R$ 45,00

Onde encontrar:

Editora Letras do Pensamento (https://letrasjuridicas.com.br/letras-do-pensamento/calliope-a-escrava-de-atenas)


Amazon (https://www.amazon.com.br/Calli%C3%B3pe-Cindy-Stockler/dp/8562131288/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=3H4VEWJ8M2H6C&keywords=calliope+escrava&qid=1660065279&sprefix=calliope+escrava%2Caps%2C168&sr=8-1)

Versões internacionais:

Adelaide Books NY (inglês) - https://adelaidebooks.org/products/calliope-the-slave-from-athens?_pos=1&_sid=4927e738c&_ss=r


Editora Okeanos (grego) - https://oceanosbooks.gr/shop/istoriko-mithistorima/%CE%BA%CE%B1%CE%BB%CE%BB%CE%B9%CE%BF%CF%80%CE%B7-%CE%B7-%CE%B4%CE%BF%CF%85%CE%BB%CE%B7-%CF%84%CF%89%CE%BD-%CE%B1%CE%B8%CE%B7%CE%BD%CF%89%CE%BD/


Divulgação/Cindy Stockler

Sobre a autora: Cindy Stockler nasceu e cresceu em São Paulo, capital. Influenciada pela avó paterna – que foi escritora entre anos 1930 e 40 –, desde muito cedo já sabia que queria escrever. Formou-se pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP, e exerceu a advocacia por alguns anos antes de começar a escrever profissionalmente.

A ideia de escrever Callíope - A escrava de Atenas nasceu nos bancos da Faculdade de Direito. Anos mais tarde, em 2020, o livro foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria “Livro Brasileiro Publicado no Exterior”; foi traduzido para o grego e publicado na Grécia. Também tem uma versão em inglês, publicada pela editora americana Adelaide Books New York. Agora aguarda publicação na Alemanha.

Redes sociais Facebook: escritoracindystockler - https://www.facebook.com/escritoracindystockler