Arte da gravura em destaque nas novas exposições do Solar do Barão

27/01/2022


Ambas podem ser visitadas a partir desta quinta-feira (27/1)


Crédito: Ricardo Marajó

Duas novas exposições foram abertas ao público no Museu da Gravura de Curitiba. Impressões Refletidas, do artista plástico paranaense João Moro, e a mostra coletiva Impressões. Ambas podem ser visitadas a partir desta quinta-feira (27/1), no espaço da Fundação Cultural de Curitiba que fica dentro do complexo Solar do Barão, no Centro.


O Museu da Gravura abre de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados e domingos, das 12h às 18h. A entrada é de graça.


Impressões conta com obras dos artistas Maria Teresa Calmon Abagge, Thais Thá e Valdir Francisco e refletem a relação deles com a gravura e o processo de impressão.


A exposição do artista João Moro, Impressões Refletidas, faz um resgate de matrizes em várias técnicas de gravura. “As matrizes são expostas em caixas com espelho, tornando-se legíveis”, destaca o artista.


A série nasceu da paixão de Moro pelos tipos gráficos e rótulos antigos criados em pedras litográficas. Ao longo de sua trajetória, foi construindo um variado acervo de materiais e prensas de gravuras. Atualmente possui o mais completo atelier particular de gravura do Paraná.


De acordo com o artista, a mostra também tem uma função educativa, já que algumas gravuras são desenhadas de forma a demonstrar o processo de execução, de materiais e prensas utilizadas.


Trajetória João Moro nasceu em Pato Branco e vive em Curitiba desde 1980, quando ingressou nos cursos de desenho e pintura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Realizou cerca de 30 exposições individuais e ganhou vários prêmios, como a 8ª Mostra Nacional da Gravura (1988). Participou de mais de 35 mostras e salões, dentre os quais The Internacional Independent Exhibition of Prints, em Kanagawa, Japão (1989 e 1990).


Serviço

Exposições: Impressões Refletidas e Impressões

Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Solar do Barão (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533)

De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados e domingos, das 12h às 18h. Entrada grátis.