Assembleia e Justiça Eleitoral assinam parceria contra fake news

01/05/2022


Instituições atuarão de forma conjunta para denunciar redes



A Assembleia Legislativa do Paraná e a Justiça Eleitoral unem esforços novamente no combate à disseminação de notícias falsas, especialmente durante o período eleitoral. O termo de cooperação entre as instituições, assinado na sexta-feira (29) durante solenidade realizada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), prevê a adoção de medidas para desestimular e denunciar redes de desinformação, condutas ilegais em campanhas eleitorais e o envio de disparos em massa em desacordo com a legislação.


O primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), destacou que a missão de combater as fake news é um grande desafio, mas fundamental para a garantia da democracia brasileira. “O parlamento estadual, simbolicamente, é a casa da democracia no Paraná e nós temos o dever e a obrigação de zelar por eleições limpas. Se de um lado, de forma concreta, a gente sabe que a urna eletrônica é um alicerce da democracia, nós também sabemos que as redes sociais se transformaram em um vale tudo”.


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin, ressaltou a importância do Legislativo estadual como representante da democracia e a união de esforços para garantir um processo eleitoral justo e transparente.