top of page

Associação Fala Mulher e RedeTV! promovem a campanha “Retratos da Violência”

26/04/2021


Uma mulher é agredida a cada dois minutos no Brasil, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)



Para estimular o Combate à Violência Contra a Mulher, a Associação Fala Mulher e a RedeTV! se uniram em um projeto audacioso: a cada 2 minutos, interromper a transmissão com a representação de uma mulher agredida.


Mais do que uma campanha, “Retratos da Violência” é um retrato dessa realidade visceral, personificando a frieza de dados alarmantes e incentivando as denúncias com base na Lei Maria da Penha.


Criada pela agência We, com produção das produtoras Santeria e Canja Audio Culture e pós-produção da Clan Vfx, a ação foi idealizada ao longo de 2 anos por sua alta complexidade de execução.


Afinal, a ideia conta com a participação de mulheres reais para retratar as 720 denúncias de apenas um dia. Além disso, todas as cenas foram baseadas em verdadeiros relatos em vídeo, em áudio e entrevistas de vítimas acolhidas pela Associação Fala Mulher.


Em 2019, ao longo de várias diárias, a RedeTV! disponibilizou toda sua estrutura física e de programação para a realização do trabalho, que contou com a participação voluntária de centenas de mulheres, como uma contribuição ao combate à violência.


Ao final, o resultado não poderia ser diferente: mulheres de idades diversas, raças, estilos, classes sociais, transgêneros e portadoras de deficiência representaram 720 denúncias diárias e fortaleceram o propósito da campanha.


Todo o craft do projeto não parou por aí: foi da estática preto e branco das fotos até o áudio do comercial. Ao conhecer o “Retratos da Violência”, a musicista Noélle Bonacin criou a trilha em uma experiência única. Por meio de seu violoncelo, ela compôs a melodia de acordo com as suas próprias sensações ao ver o filme pela primeira vez.


Durante todo este tempo, a agência e a emissora trabalharam em conjunto para encontrar soluções tecnológicas e comerciais para que o projeto fosse ao ar conforme idealizado inicialmente.


Após a intervenção dos Retratos da Violência na programação, o filme de dois minutos feito com os frames captados vai ao ar a partir de amanhã, dia 27 de abril, durante a programação da emissora.


Confira o filme Retratos Violência:

Site: retratosdaviolencia.com

Link do filme:

https://www.youtube.com/watch?v=CLMkx84Jy0g&t=2s


Sobre a We:

Fundada em 2002, a WE é a maior agência full service do Brasil, 100% nacional. Atualmente, ela ocupa a nona posição no Ranking de Agências Kantar Ibope (Investimento Publicitário, 2020).


Comandada pelos sócios-fundadores Piero Motta e Fábio Rosinholi, a WE tem a coletividade no seu DNA. Aqui, o Nós sempre fala mais alto.


Esse perfil viabiliza um modelo de negócio diferenciado, que se adequa às necessidades de cada cliente: a WE é uma agência de grande porte na hora de fazer grandes negociações e, ao mesmo tempo, uma agência capaz de atender cada marca de maneira mais presente e personalizada.


Foi assim que se tornou referência para grandes marcas e anunciantes da nova economia e ajudamos a construir cases de sucesso, como OLX, Cerveja Proibida, Netshoes, Mercado Livre, EMS Farmacêutica, Universal Resorts, Victor Hugo, Fleury Medicina e saúde entre outros.

Sobre a RedeTV!:

Em quase 20 anos de história, a RedeTV! desenvolveu uma plataforma única de comunicação, consolidando-se como uma das mais importantes redes de televisão do Brasil. Em uma iniciativa visionária, foi a primeira emissora no mundo a exibir 100% de sua programação em alta definição e a levar para a TV aberta uma transmissão em 3D ao vivo.

Com uma cobertura presente em todo o território nacional, o canal possui um dos mais modernos centros de televisão digital do país, localizado em Osasco, na Grande São Paulo. O CTD RedeTV! é um complexo de produção de 50.000 metros quadrados de área, abrigando 11 estúdios totalmente digitais em HD, sendo um deles com 1.500 metros quadrados, cenografia virtual e redação digital do Jornalismo. Na estrutura de rede do CTD são utilizados os mais avançados recursos tecnológicos disponíveis no mercado.

Mantendo-se na vanguarda também na plataforma digital, a RedeTV! oferece uma grade de programação exclusiva para os internautas, transmitida ao vivo pelo YouTube, Facebook e Twitter. Desde 2018 a emissora tornou-se o maior canal da TV aberta brasileira no YouTube, somando 8,8 milhões de inscritos.

Sobre a Associação Fala Mulher:


A Associação Fala Mulher é uma organização sem fins lucrativos, que atua no enfrentamento à violência contra a mulher, na defesa e garantia dos direitos humanos de crianças, adolescentes e idosos, visando uma sociedade mais justa e igualitária.


Desde a sua fundação, em 2004, a Associação Fala Mulher já atendeu mais de 25 mil mulheres vítimas de violência doméstica; acompanhou cerca de 32.000 famílias e acolheu mais de 800 pessoas, entre mulheres e filhos, em abrigos sigilosos.


Atualmente está a frente de oito serviços da rede de Proteção Social Especial, desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo - SMADS e com o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo - CIOESTE. Além dos atendimentos voltados ao fortalecimento e empoderamento das mulheres em situação de violência doméstica, a Associação Fala Mulher, vem inovando sua atuação, desenvolvendo ações preventivas, através de grupos psicoeducativos com o público masculino.

Sobre a Santeria:


A produtora audiovisual Santería criada em 2020 é do diretor de criação Felipe Luchi em associação ao G8 Group comandado pelo CEO Edgard Soares Filho. As diretoras de cena As Magnólias, Roger Garcia e Emerson Souza também são sócios na produtora. Em 2020, a Santería foi consagrada no El Ojo de Iberoamerica 2020 como “Melhor Produtora” em “Desempenho Local País Brasil” e Rafa Damy, “Melhor Diretor” brasileiro. No ranking Meio & Mensagem 2020, figura entre as 12 “Melhores Produtoras do Brasil” pelo desempenho nas mais relevantes premiações publicitárias globais, regionais e nacionais.


Instagram da Santeria:

https://www.instagram.com/santeria.tv/

Sobre a Canja Audio Culture:


A CANJA Audio Culture é uma produtora de áudio que ama ideias. Em parceria com agências do Brasil e do exterior, conquistou 32 leões em Cannes nos últimos três anos nas principais categorias técnicas e criativas do festival, incluindo Best Use of Music & SFX, Radio, Film, Titanium e Grand Prix for Good.


Em seu portfolio, apresenta produções para marcas como Johnnie Walker, Burger King, McCafé, Adidas, Samsung, Disney XD, Nike e Anistia Internacional.


Além da publicidade, a Canja já assinou trilhas para peças de teatro, documentários, curta-metragens, animações, programas de TV, games, aplicativos, realidade virtual e canais de YouTube.


Essa paixão por diversas áreas é o que define o conceito Audio Culture.

Sobre a Clan Vfx:


Fundada em abril de 2012, prestamos serviços de VFX, design e pós-produção. Além da preocupação em fornecer soluções técnicas, estrutura e qualidade criativa, nos envolvemos, junto com diretores, produtores e criativos, todo o processo de produção de um filme. Gerenciado pelos sócios Luciano Neves e Luiz Adriano, cada um com mais de 20 anos de experiência no mercado de pós-produção. Escritório de 300 m2 da CLAN localizado na Vila Olímpia, São Paulo - o distrito comercial mais movimentado do Brasil. Com um grupo de mais de 40 profissionais, temos muito orgulho da nossa equipe.


A arte e a técnica juntas em um único fluxo de trabalho.


FICHA TÉCNICA

Título: Retratos da Violência

Agência: We

Produtora de Filme: Santeria

Produtora de Áudio: CANJA Audio Culture

Produtora de Pós-Produção: Clan VFX

bottom of page