top of page

Atividade física ao ar livre: especialista destaca os cuidados com a pele

14/01/2022


Exposição solar horas a fio promove o envelhecimento da pele



Independente da estação do ano, quem pratica atividades físicas ao ar livre deve ter uma atenção especial quando se fala em fotoproteção, afinal, a exposição solar horas a fio não só promove o envelhecimento da pele, como também aumenta as chances do aparecimento de um câncer de pele ou manchas na pele, a exemplo do melasma.


“O uso do protetor solar independe do local ou ocasião. Seja em um ambiente fechado ou aberto, investir em proteção solar é a garantia para uma pele saudável e livre de manchas”, ressalta a dermatologista Larissa Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).


A cada verão uma nova modalidade entra em foco, como é o caso do Beach Tennis, bastante praticado nas areias cariocas atualmente. É uma ótima opção de se exercitar, não só para garantir condicionamento físico, como também para liberar o estresse causado por esse período turbulento de pandemia, ao ter o contato com a natureza.


Porém, não se pode esquecer alguns cuidados fundamentais que muitos praticantes deixam de lado, como a proteção solar e a hidratação. “Para a maioria das pessoas o uso de protetor solar está diretamente atrelado ao aparecimento do Sol. Em dias nublados, ou até mesmo durante períodos de chuva, muitas pessoas deixam um dos cuidados básicos com a pele de lado, o que é um grande erro”, alerta a especialista.

A escolha do protetor ideal para exercícios ao ar livre Usar protetor solar durante a prática de exercício físico ao ar livre é fundamental, mas a escolha não é tão simples como parece. “O protetor solar que usamos diariamente não é o mesmo indicado para passar horas exposto ao sol, nem mesmo para situações que envolvem transpiração intensa ou atividades aquáticas”, destaca a médica. Alguns pontos de atenção ao escolher protetor ideal são: • Fator mínimo de FPS 30 • Proteção contra raios UVA e UVB • Alta durabilidade • Resistência à água • Adequado ao seu tipo de pele Acessórios de proteção solar “Acessórios são ótimos aliados na proteção solar. Sobretudo para a prática de exercícios físicos ao ar livre, apostar em chapéus, bonés, viseiras e óculos escuros são medidas fotoprotetoras que, somadas ao protetor solar, ajudam a evitar problemas na pele”, enumera a especialista. Roupas com fatores de proteção Com tecidos cada vez mais tecnológicos, as roupas usadas para praticar atividades físicas também podem favorecer a proteção contra os raios solares. “Opte por peças que cubram boa parte da área corporal, pois criam uma barreira física contra a luz solar. Vestimentas com tecidos que possuem proteção UV também são ótimas alternativas”, explica a Dra. Larissa. Atenção ao horário para praticar atividade ao ar livre O melhor horário para praticar esportes é antes das 10h ou após as 16h. “Nesse tempo, a incidência de radiação UVB, responsável pelo bronzeamento, queimaduras de sol e o aumento do risco de câncer de pele, é menor. Portanto, se for praticar exercício físico ao ar livre, opte pelo início da manhã ou final da tarde para garantir uma boa performance e menores riscos de doença de pele!, finaliza a dermatologista.

bottom of page