Audiência pública debate consumo de bebidas nas ruas de Curitiba

21/02/2022


Moradores, segurança pública e empresários discutiram o tema



A Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), realizou uma audiência pública para debater o impacto do consumo de bebidas alcoólicas nas ruas e praças públicas da cidade. À frente da atividade, o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), presidente da comissão, reuniu moradores, segurança pública, produtores de bebidas alcoólicas e empresários de bares e restaurantes para discutir as ocorrências por perturbação de sossego.


“Não temos um projeto sobre o assunto tramitando na Câmara”, alertou Márcio Barros, já no início da audiência, “logo a atividade é importante para conhecermos o ponto de vista de cada segmento”.


Durante o debate, com sugestões variando da proibição do consumo de bebidas alcoólicas à simples realização de campanhas educativas para prevenir a perturbação de sossego, a tônica foi a necessidade de uma regulamentação das atividades de rua, com ênfase em limites que permitam a coexistência de moradores, lazer e empresas.


Primeiras a falarem, Regina do Rocio Sikorski e Valéria Bassetti Prochmann apresentaram vídeos de som alto e aglomeração nas ruas do anel central. Respectivamente, elas presidem os conselhos comunitários de segurança (Consegs) do Mercês-Vista Alegre e do Centro Cívico.