Audiência pública debate trabalho da Guarda Municipal na pandemia

11/05/2021


Câmara de Vereadores quer debater os riscos da categoria




A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acatou, na sessão plenária desta terça-feira (11), a realização de audiência pública sobre o trabalho da Guarda Municipal durante a pandemia da Covid-19. Proposto por Professor Euler (PSD), o debate será no dia 26 de maio, a partir das 16 horas. A atividade terá transmissão, em tempo real, pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook e no Twitter.


“Os guardas municipais constituem uma categoria que não parou de trabalhar um só momento durante a pandemia. Ao contrário, o anuário de atividades da Guarda Municipal mostra que os trabalhos realizados foram muito intensos e importantes na defesa de toda a sociedade”, destacou Professor Euler. Segundo ele, a ideia é prestar contas de um trabalho que é “uma referência para Guardas Municipais de todo o país”.


Participarão da audiência pública vereadores, representantes da categoria, do Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba (Sigmuc) e da Federação Nacional de Sindicatos de Guardas Municipais (Fenaguardas). Também serão convidados o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Coronel Péricles de Matos, e o diretor da Guarda Municipal, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior.


Além de Professor Euler, as vereadoras Flávia Francischini (PSL) e Professora Josete (PT) lamentaram o óbito do guarda municipal Emerson Castro, de 39 anos, por complicações da Covid-19. O servidor, que faleceu nessa segunda-feira (10), era atleta e ministrava aulas de karatê em projeto social.