Aurora boreal poderá ser vista hoje próxima a Nova York

17/08/2022


Fenômeno deve aparecer no céu de grandes centros urbanos dos Estados Unidos


Aurora boreal no Alaska, Estados Unidos - foto Marco Brotto

Hoje à noite os estados posicionados no centro norte dos Estados Unidos e do Canadá poderão visualizar um dos fenômenos mais lindos da natureza: a aurora boreal. Ao redor de Boston, Chicago, Calgary, Vancouver e Nova York poderão ter a chance de ter no céu as luzes coloridas que encantam a humanidade há muitos anos.

“No momento acontece a formação de um buraco coronal muito interessante, um semicírculo, desenho que normalmente proporciona auroras boreais significativas. Há três dias mais plasmas foram direcionados para a Terra e uma explosão solar geo positiva também contribuiu para a possibilidade de visualização em baixas latitudes ”, conta Marco Brotto, conhecido como O Caçador de Aurora Boreal, um grande estudioso do assunto.

A luminosidade artificial das cidades pode atrapalhar a visualização, mas a possibilidade existe. “Provavelmente nos próximos dias veremos muitas fotos de aurora boreal em regiões que normalmente não acontecem o fenômeno. Dentre eles, Inglaterra, Polônia, Alemanha e outros países do Báltico ”, finaliza Brotto. A Aurora Austral, que ocorre no hemisfério Sul, poderá ser vista na Austrália e Nova Zelândia. Na Patagônia é quase impossível, porém também pode ocorrer.