Balé Teatro Guaíra celebra Dia da Dança com vídeo especial sobre isolamento

28/04/2021


“Variações sobre a Mesa” é a mais nova criação do Balé Teatro Guaíra



O Balé Teatro Guaíra lançou nesta quarta-feira (28) um vídeo especial para celebrar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril (quinta-feira). “Variações sobre a Mesa” é a mais nova criação do Balé Teatro Guaíra, realizada a distância.


A ideia é mostrar que os profissionais passam o dia todo pensando juntos na dança, ainda que estejam separados fisicamente. No total, foram mais de 200 horas de trabalho entre criação coreográfica, filmagem e edição.


O plano inicial da equipe era retomar as gravações presenciais no palco do Guairão, o que precisou ser adiado em função das restrições no final de março. O grupo então decidiu criar um vídeo que levasse para casa das pessoas um momento de alegria e descontração para este tempo estressante e difícil.


“Tentamos mostrar como a dança pode ser uma aliada nesse momento. Nós já acordamos querendo dançar, estamos fazemos isso de forma virtual, nos adaptando e encontrando maneiras de estarmos juntos ainda que não fisicamente e de continuarmos levando a nossa arte ao público”, diz Paula Sousa, bailarina e coreógrafa do projeto.


Os materiais escolhidos para a criação da coreografia também foram objetos que qualquer pessoa pudesse ter em casa, por isso a mesa e a xícara de café assumem um papel de destaque. A dança ocorre em um espaço restrito, o que também reflete o isolamento. O roteiro e direção são de Eunice Oliveira e a edição de Alan Raffo.


O processo de criação coreográfica e ensaios ganham desafios adicionais quando feitos de forma virtual. Paula explica que os bailarinos precisam se adaptar às instabilidades da internet, mudança da velocidade do som e vídeo, enquadramento da câmara e solidão na hora de dançar, o que faz com que o processo de ensaio seja completamente diferente daquele do ambiente presencial.


Depois disso, cada bailarino gravou sua parte em sua própria casa a partir de diferentes ângulos para se chegar ao resultado final.


“Variações sobre a Mesa”


www.instagram.com/teatroguaira/

www.youtube.com/c/TeatroGuairaoficial

www.facebook.com/TeatroGuaira


Clique AQUI para acessar vídeo.