top of page

Banco de Alimentos recebe mais de 8 toneladas de alimentos

09/08/2022


Mais de dez toneladas de alimentos foram entregues pela Smelj à FAS


foto: Pedro Ribas/SMCS

O Banco de Alimentos de Curitiba recebeu, nesta segunda-feira (8/8), uma doação de oito toneladas de alimentos arrecadados na 16ª edição da Maratona Aquática de Curitiba - evento esportivo que aconteceu no dia 30 de julho na piscina da Universidade Positivo/UPX Sports.


Mais de dez toneladas de alimentos foram entregues pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) à Fundação de Ação Social (FAS), que fez o repasse de 8.274 quilos de alimentos ao Banco de Alimentos da cidade. O restante das doações irá para famílias em vulnerabilidade social atendidas pela FAS.


Criado pela Prefeitura há dois anos para ajudar a reduzir os impactos da pandemia na população mais carente, o Banco de Alimentos de Curitiba arrecadou junto à comunidade, até julho de 2022, 342 toneladas de alimentos na capital. São gêneros alimentícios da cesta básica e hortifrutigranjeiros usados como ingredientes para as refeições gratuitas servidas à população em risco social.


Asilos, casas de apoio a crianças carentes e dependentes químicos e instituições parceiras do Mesa Solidária, que servem refeições gratuitas para a população em situação de rua em pontos do município, são beneficiados pelo Banco de Alimentos.


Vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), o Banco de Alimentos de Curitiba tem ajudado a evitar o desperdício. Ele recebe alimentos próprios para o consumo humano, mas que perderam o valor comercial (têm algum tipo de "machucadinho"). São as chamadas "xepas" de feiras, Sacolões da Família, Mercado Municipal e Mercado Regional Cajuru.


Além disso, quebras e produtos próximos do fim do prazo de validade nos Armazéns da Família, hortaliças colhidas da Fazenda Urbana e doações da iniciativa privada também vão para o Banco de Alimentos de Curitiba.


O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, destacou que as doações fortalecem os programas da Prefeitura voltados para pessoas em vulnerabilidade social, como o Mesa Solidária. “Por meio de uma ação transversal entre setores da Prefeitura, recebemos esta grande doação. Agradecemos o apoio da Fundação de Ação Social e Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude e convidamos todos os setores da sociedade para contribuir com o Banco de Alimentos e por consequência ajudar as famílias em vulnerabilidade que recebem essas doações”, salientou Gusi.


Como doar para o Banco de Alimentos

Entidades, empresas e até pessoas físicas interessadas em doar para o Banco de Alimentos de Curitiba podem ter informações pelos telefones (41) 3361-2518 e 3226-4563 e pelo email bancodealimentos@curitiba.pr.gov.br.

bottom of page