Câmara de Vereadores escolhe novo ouvidor

14/04/2021


Lincoln Sampaio será responsável por ouvir reivindicações da população



Com 36 votos favoráveis e 1 abstenção, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta terça-feira (13), a indicação de Lincoln Sampaio para o cargo de ouvidor. Ele será responsável pela Ouvidoria do Legislativo (Ouvilegis). Implantado em junho de 2020, o órgão funciona como mediação entre a população e os vereadores, ao receber reclamações, solicitações, elogios ou sugestões sobre as atividades da Casa.


O novo ouvidor foi designado pela Comissão Executiva da CMC – formada por Tico Kuzma (Pros), presidente, Flávia Francischini (PSL) e Professora Josete (PT), primeira e segunda secretárias –, conforme determina a Resolução 1/2020, que disciplina as regras desta eleição. Lincoln Sampaio assume o lugar de Élcio Pereira, primeiro a ocupar o cargo na CMC, que era servidor efetivo da Casa e agora está aposentado.


Graduado em Letras Português/Espanhol e pós-graduado em Economia do Trabalho pela UFPR, Sampaio tem vasta experiência na gestão pública, com passagens pela Sanepar, onde atuou no Departamento de Relações Públicas; e no Governo do Paraná, onde integrou a equipe do Cerimonial nas gestões Álvaro Dias, Roberto Requião, Mário Pereira e Jaime Lerner. Também foi chefe do Cerimonial da Prefeitura de Curitiba na gestão Cassio Taniguchi; integrou as equipes da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e da Curitiba S.A. na gestão de Beto Richa; e da Secretaria de Assuntos com a Comunidade, na administração Gustavo Fruet.


Ao agradecer o convite da Comissão Executiva para assumir o cargo, Lincoln Sampaio afirmou que não é filiado a nenhum partido político e que não tem “pretensão nenhuma de ser candidato a nada”. Comprometendo-se com o voto de confiança dado pela maioria dos vereadores, ele pediu a ajuda dos parlamentares e servidores para conduzir a Ouvilegis para desenvolver esse trabalho iniciado por Élcio Pereira, que “merece merece continuidade e ser aprimorado”.