Caminhada do Coração reuniu duas mil pessoas por uma vida com mais saúde, neste domingo em Curitiba

25/09/2022


Chuva e frio não afastaram participantes de todas as idades


Chuva e frio não desanimaram os participantes

A chuva, que marcou presença logo cedo, e o frio de 10 graus não desanimaram os mais de dois mil participantes da décima oitava edição da Caminhada do Coração, promovida pelo Hospital Cardiológico Costantini, que passou pelas ruas de Curitiba na manhã deste domingo, 25.

Foram quatro quilômetros de caminhada, da Praça do Japão ao Parque Barigui. Famílias, crianças, casais, jovens e adultos de todas as idades voltaram a caminhar juntos depois de dois anos em que o evento ficou suspenso, por conta da pandemia de Covid-19.

“Que alegria ver todas essas pessoas saindo de casa numa manhã fria de domingo para celebrar a saúde e a qualidade de vida”, afirmou o médico cardiologista Costantino Costantini. “Diga não ao estresse, siga uma dieta equilibrada, mantenha um peso saudável, pratique exercícios aeróbicos diariamente e venha caminhar com a gente”, convidou Costantini. A aposentada Ivone Nalevaiko, 77 anos, é uma das pessoas que, todo ano, aceita o convite de Costantini. “Faço ginástica, pilates, ando de bicicleta e venho na Caminhada do Coração. Eu me movimento porque sei que faz muito bem para a minha saúde”, contou Ivone, ao lado de um grupo de amigas, todas vestidas com a camiseta da Caminhada e segurando balões em forma de coração, que coloriram o trajeto. Camisetas e balões foram entregues às primeiras mil pessoas que chegaram à praça do Japão e doaram ao menos um quilo de alimentos. Foram arrecadadas cerca de duas toneladas de alimentos, que serão entregues à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba.

Também com suas camisetas e balões estavam os estudantes de Medicina André Luiz Peccolo, 19 anos, e Rafik Dauwd, 23. ““O entusiasmo das pessoas contagia a todos”, disse Rafik. “Vamos nos exercitando juntos, conversando, e nem percebemos o tempo passar.” Fazer atividade física juntos é um hábito da fisioterapeuta Juliana Iamamoto, 45, e seu filho Guilherme, 17. “Corremos juntos e tínhamos que vir caminhar também. Fizemos uma selfie para registrar”, disse ela. Cuidados com o coração Em 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. No Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas estão diagnosticadas com alguma cardiopatia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atividades físicas e alimentação saudável podem ajudar. “Não podemos nos lembrar do coração apenas quando há um aperto ou uma dor, é preciso haver prevenção”, recomenda Costantini. A décima oitava Caminhada do coração teve apoio da prefeitura de Curitiba, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e das empresas Alpha Medical, CEDAV, CWBUS Inovação, Dalz, Dasa-Frischmann. Festval, Global Opsi, Logyque Sistemas, Lounge do Atleta, Nexcore, Nissei, Paraná Banco, Pazzeli informática, Piemonte, Pix Mídia, RPC, Sodexo, Softmarketing, Sportion, Transamérica, Unimed e Vale Fértil.