Casal de 74 anos fecha a vacinação no Pavilhão da Cura

19/09/2021


Prefeitura vai continuar a vacinação em outros 18 pontos



O casal de aposentados Edit Fonseca e Otávio Almeida Fonseca, ambos de 74 anos, já tinham o Pavilhão da Cura, no Parque Barigui, como uma lembrança marcante em suas vidas. Neste sábado (18/9), ao receberem a dose de reforço contra a covid-19, eles é que deixaram uma marca: foram os últimos curitibanos a receber o imunizante no espaço que foi referência da vacinação em Curitiba e que hoje fecha suas portas, após 274 dias.


“A primeira dose foi muito emocionante, a segunda, também, com todos sendo muito gentis conosco desde a entrada. Hoje, fechamos com chave de ouro. Chegamos em cima da hora e vimos mais uma vez essa equipe disposta a fazer nossa imunização com toda a dedicação, mesmo cansados de um longo dia de trabalho”, disse a professora aposentada.


O marido, Otávio, conta que a terceira dose veio para dar mais segurança à saúde de ambos e que vão seguir com todos os protocolos de prevenção. “Sem dúvida, ficamos mais aliviados porque podemos ter um pouco mais de liberdade”, disse o aposentado.


Durante a pandemia, o casal ficou 500 dias sem ver filhos e netos e agora vislumbram dias mais esperançosos.


Foi no Pavilhão que a vacinação contra o novo coronavírus começou em Curitiba, em 20 de janeiro. Naquele dia, a primeira dose foi para a enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boa Vista Silvana Maria Bora. Em todo o período de portas abertas, o local respondeu por aproximadamente 20% de todas as doses aplicadas no município.


Vacinação continua

Na despedida, o Pavilhão acolheu para a dose de reforço idosos acima de 70 anos e com a segunda dose realizada há mais de 180 dias, além de pessoas imunossuprimidas com a segunda dose recebida há mais de 28 dias.


Agora, a imunização contra a covid-19 segue, a partir de segunda-feira (20/9), em outros 18 pontos da cidade. O encerramento das atividades no Pavilhão acontece depois de Curitiba ter chamado toda a população acima de 18 anos para vacinação. Ao todo, 97% da população de Curitiba acima de 18 anos já receberam ao menos uma dose e 54,8% da população acima de 18 anos de idade foram vacinadas com as duas doses ou a vacina de dose única.