Cinema ao ar livre na praça Maurício Cardoso, um presente para os 250 anos de Porto Alegre

30/03/2022

O Cine Europa marca o início das atividades culturais da EUNIC


Cinema ao ar livre na praça Maurício Cardoso, um presente para os 250 anos de Porto Alegre
Divulgação

No dia 10 de abril, às 19h30, na Praça Maurício Cardoso, ocorre a primeira edição do Cine Europa, que reunirá curtas-metragens da França, Espanha e Alemanha. A sessão apresentará: Der späte Vogel (2013) - Alemanha, Einstein-Rosen (2016) - Espanha e Ourse (2021) - França.


O Cine Europa marca o início das atividades culturais da EUNIC, a rede de Institutos Culturais da União Europeia. Cine Europa será o primeiro evento da rede recém fundada em Porto Alegre pelo Goethe-Institut, Aliança Francesa e Instituto Cervantes. Quem assina a produção e curadoria é a LORA, que vem expandindo as dimensões da cidade através da exibição de filmes em pontos públicos e turísticos.

O evento acontece dentro da programação de comemoração do aniversário de Porto Alegre e quem assina este encontro é a EUNIC, a rede de Institutos Culturais Nacionais da União Europeia (European Union National Institutes for Culture), que reúne diferentes institutos culturais europeus em diferentes cidades ao redor do mundo. As redes da EUNIC estão presentes atualmente em mais de 100 países. Em Porto Alegre, o cluster é formado pelo Goethe-Institut, Aliança Francesa, Instituto Cervantes e Consulado Geral da Itália.


EUNIC - EU National Institutes for Culture O projeto nasceu como fruto dos movimentos de rede da EUNIC, que visam construir confiança e compreensão entre os povos, dando protagonismo à cultura dentro das relações internacionais. O objetivo da EUNIC é construir parcerias justas, praticando a escuta e o aprendizado mútuos e participando do diálogo, da cocriação e da capacitação conjunta entre membros e parceiros das redes. E nada melhor do que o cinema para promover este tipo de integração e colaboração intercultural.


Ainda mais, quando transposto e representado em Porto Alegre, através de uma histórica parceria colaborativa e cooperativa dos Institutos, e em celebração ao aniversário da cidade onde estão inseridos.


A ideia de cinema na praça reforça também o posicionamento das instituições em parceria com a LORA, de revitalizar o espaço público através de um evento que respeite e valorize as ruas e pontos turísticos como patrimônio da comunidade, evidenciando o seu potencial para a cidade e seus cidadãos como um todo.


O Cine Europa conta também com a parceria da Associação dos Amigos da Praça Maurício Cardoso que se alia a proposta da LORA em revitalizar e cuidar dos espaços públicos como casa e por que não como sala de cinema?


Serviço Cine Europa: cinema ao ar livre na praça, um presente para POA.


As obras serão apresentadas no coração da praça e incentiva-se que levem suas cadeiras de praia, cangas, almofadas o que sentirem pertinente para se acomodar de maneira confortável.


Programação


20h: Der späte Vogel (2013) - Alemanha

20’ Um filme de Sascha Vredenburg Após 50 anos de casamento, a vida de Thea se acalmou e se tornou insuportável. Mas quando ela acidentalmente atira em um astronauta caído um dia durante uma viagem de caça, a porta para um mundo desconhecido se abre para ela. Pronta para deixar sua vida cotidiana para trás, ela embarca em uma aventura. Se não fosse por seu marido pé-no-chão Kurt, que está muito feliz em manter sua esposa em rédea curta.

20h20: La Clase (2008) - Espanha

21’ Um filme de Beatriz Sanchís La Clase explora a magia de uma primeira experiência. Os alunos de uma turma de 4ª série do ensino fundamental têm suas primeiras aulas de teatro. Acompanhamos as crianças durante o processo de aprendizagem desde o primeiro ensaio até a noite da peça final da escola na frente de uma platéia de pais.


21h: Ourse (2021) - França

27’ Um filme de Nicolas Birkenstock Ourse se torna sonâmbula e foge à noite. A sua mãe tenta curá-la dessa doença. Mas Ourse não quer ser curada, determinada a entender aonde o seu sono a leva. Estaria ela tentando fugir do curso da sua própria vida?


Os filmes escolhidos pela curadoria refletem uma programação lúdica e juvenil, através de obras que têm humor e otimismo e que nos distraem com histórias leves. Todos filmes apresentam roteiros e narrativas autênticos, que represetam o frescor do cinema de curta metragem, além de expressarem sutilmente as identidades de cada país envolvido.


Dia 10 de Abril, Domingo, das 19h30 às 21h Classificação: Livre Entrada Franca Endereço: Praça Dr. Maurício Cardoso, 23 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90570-010


Realização: EUNIC, Aliança Francesa de Porto Alegre, Goethe-Institut e Instituto Cervantes. Curadoria e Produção: LORA Apoio: Associação dos Amigos da Praça Maurício Cardoso. Suporte: Prefeitura de Porto Alegre - RS


 

Proponentes

ALIANÇA FRANCESA DE PORTO ALEGRE Há mais de 75 anos promovendo a língua e a cultura francesas em Porto Alegre, a Aliança Francesa de Porto Alegre propõe cursos para todas as idades e níveis. Também é a única instituição credenciada a realizar os exames para obtenção dos diplomas de proficiência linguística DELF e DALF. Em parceria com os agentes culturais gaúchos, a Aliança Francesa organiza durante todo o ano espetáculos de teatro, de circo e de dança contemporânea, mostras de artes plásticas e de cinema, concertos de música erudita e shows de música popular a fim de promover a cultura na região.

GOETHE-INSTITUT O Goethe-Institut é o instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha. Presente em 98 países com 158 institutos no mundo, promovemos o conhecimento da língua alemã no exterior e o intercâmbio cultural internacional. Reconhecidos internacionalmente, os nossos certificados de proficiênca em Alemão auxiliam vida acadêmica e profissional. Transmitimos uma imagem abrangente da Alemanha através de informações sobre a vida cultural, social e política em nosso país. Nossos programas culturais e educacionais promovem o diálogo intercultural e permitem a participação cultural. Fortalecem o desenvolvimento de estruturas da sociedade civil e promovem a mobilidade global.


INSTITUTO CERVANTES O Instituto Cervantes é a instituição pública criada pela Espanha em 1991 para promover universalmente o ensino, o estudo e o uso do espanhol e contribuir para a difusão das culturas hispânicas no exterior. Em suas atividades, o Instituto Cervantes atende fundamentalmente ao patrimônio linguístico e cultural comum aos países e povos da comunidade de língua espanhola. Está presente em 86 centros distribuídos em 45 países nos cinco continentes.


LORA Atuando como uma empresa de curadoria e experiência de cinema independente, a Lora busca promover o acesso a produções alternativas estrangeiras e nacionais, expondo diferentes histórias e temas à crítica e aprendizado através da expressão audiovisual. Expandindo a exibição cinematográfica para novos ambientes, já desenvolveu mais de 50 exibições em ruas, museus, institutos culturais, galerias e escolas, alinhando curadoria a experiência, já trouxe para POA mais de 90 filmes licenciados e legendados em português.

A idealizadora do projeto é Manuela Fetter, formada em Relações Internacionais e Administração de Empresas pela ESPM. Na Lora, atua como curadora e diplomata cultural, propondo pontes e intersecções entre expressões artísticas e o audiovisual.