Cinemas da Prefeitura: 50 filmes para assistir de graça em agosto

09/08/2022


Até o último dia do mês serão exibidos na Cinemateca e no cineteatro da Vila (CIC), mais de 50 produções



A Fundação Cultural de Curitiba preparou para agosto uma agenda cheia de filmes para assistir de graça nos cinemas da Prefeirura. Até o último dia do mês serão exibidos na Cinemateca e no cineteatro da Vila (CIC), mais de 50 produções, entre curtas e longas-metragens apresentados em cursos, cineclubes, mostras e recentes lançamentos comerciais.


Minions 2: A Origem de Gru na telona digital da Vila


No novíssimo cinema digital da CIC, no Teatro da Vila, nos fins de semana tem as grandes bilheterias recentes da telona. O destaque deste fim de semana é Minions 2: a Origem de Gru, que será exibido no domingo (14/8), às 15h. O filme continua em cartaz até o último domingo de agosto.


Outras duas estreias das salas comerciais do país também continuam na programação do cinema da Vila: Sonic 2 e Top Gun - Maverick. Ao longo do mês tem ainda Jurassic World - Domínio.


Cineclubes na Cinemateca


Agosto chegou intenso na Cinemateca de Curitiba. Juntas as atrações somam quase 50 filmes, com os cineclubes ocupando boa parte da programação do mês.

Na quinta-feira (11/8), o novo Cineclube Janela Lateral traz o filme chileno Sonhos de Gelo (1993), às 19h. A sessão seguinte deste cineclube será na quinta (25/8), também às 19h, com o longa nacional Branco Sai, Preto Fica (2015).


O Cineclube Unihorror, dedicado a clássicos do cinema de terror, exibirá neste mês Zumbi - A Legião dos Mortos (1932), na sexta-feira (12/8), às 19h30. Estrelado por Bela Lugosi (Drácula, Plano 9 do Espaço Sideral), o longa é considerado um dos primeiros filmes de zumbi, tendo aberto caminho para uma leva deste gênero em décadas futuras.


Já o Cineclube do Centro Cultural da Espanha, realizado no dia 26, às 19h, será o último do mês e terá o filme peruano A Teta Assustada (2009).


O Bandido da Luz Vermelha na Mostra Sganzerla 75


Com sessões todos os meses, o coletivo Atalante, grupo de estudantes e profissionais de arte, realiza na Cinemateca o Cineclube do Atalante. Especialmente neste mês, leva para uma mostra de quatro dias, com homenagem ao cineasta brasileiro Rogério Sganzerla, que estaria fazendo 75 anos em 2022.


Na mostra serão exibidos 12 filmes do diretor, entre curtas e longas metragens. No sábado (13/8), haverá uma seleção de curtas exibidos a partir das 16h. No mesmo dia, às 19h, O Bandido da Luz Vermelha (1968), o longa mais conhecido de Sganzerla, também será projetado na tela da Cinemateca.


Nos próximos três dias de mostra, domingo (14), sábado (27) e domingo (28), serão exibidos mais seis longas do diretor: A mulher de todos; Sem Essa, Aranha; Copacabana, Mon Amour; O Abismo; Tudo é Brasil; e O Signo do Caos.