Cinemateca de Curitiba terá 30 filmes de graça na programação de março

04/03/2022


Programação faz parte da comemoração do aniversário de Curitiba



Com três mostras e mais de 30 filmes de diferentes gêneros e países, a programação da Cinemateca de Curitiba para março está variada. Os destaques estão nos fins de semana, que contarão com a terceira edição da Mostra de Cinemas do Brasil, a Mostra de Filmes da Francofonia, o Cineclube do Atalante e, na última semana do mês, uma mostra comemorando o aniversário de Curitiba.


A primeira atração será a estreia do documentário ‘O Legado do Pirata Zulmiro’ (2022), na quarta-feira (9/3), às 19h. Na quinta-feira (10/3), entra em cena a 3ª Mostra de Cinemas do Brasil, que segue por todo o fim de semana. Com o tema Memorabilia dos Cinemas de Rua, a mostra traz uma seleção de 31 curtas brasileiros, agrupados em oito sessões temáticas, sendo exibidas sempre a partir das 19h.


Em francês

No fim de semana seguinte, será a vez da Mostra de Filmes da Francofonia,com a exibição de três produções canadenses da província do Quebec, onde se fala francês. Os filmes são: ‘Intimité Francophones D’eux’ (19/3); ‘A Linguagem é uma Forma de Amor’ (20/3) e ‘Maria’ (20/3). Após a exibição haverá um bate-papo com professores da Aliança Francesa Curitiba.


Também no dia 19/3, às 15h, será exibido o filme ‘Portal do Paraíso’ (1980), parte do Cineclube do Atalante.


Aniversário de Curitiba

Mais próximo do fim do mês, em comemoração ao aniversário de 329 anos de Curitiba, a Cinemateca terá uma pequena mostra nos dias 26 e 27 de março, com dois filmes: o curta Em Busca da Curitiba Perdida (2008) e o documentário Belarmino e Gabriela (2003). Já no último dia do mês, 31/3, será exibido o curta documental A Pandemia em Curitiba (2021).


Mostra Cinemas do Brasil

A mostra Cinemas do Brasil está na sua terceira edição e será realizada na Cinemateca de Curitiba a partir de quinta-feira (10/3), terminando no domingo (13/3). A partir das 19h, cada dia de mostra terá duas sessões de curtas, cada uma com um tema, mas sempre relacionadas ao tema maior da edição, Memorabilia dos Cinemas de Rua.