Com grandes eventos do setor, Curitiba se torna a capital da educação em agosto

12/08/2022


Nomes como Leandro Karnal, Luiza Helena Trajano e Renato Janine desembarcam na capital paranaense


Foto: Divulgação/Instituto Casagrande

Pelo menos dois eventos educacionais de grande porte chegam a Curitiba em agosto para falar sobre os desafios do setor com grandes nomes da educação, cultura, política e administração. Nos dias 18 e 19, o “Dia Positivo” recebe Leandro Karnal e outros nomes para debater temas como a relação família-escola e o novo mundo do trabalho, no Museu Oscar Niemeyer (MON) e no Colégio Positivo - Jardim Ambiental.


No fim do mês, a partir de 31 de agosto, é a vez do “III Congresso Internacional Um Novo Tempo na Educação”, promovido pelo Instituto Casagrande, trazer à cidade nomes como Luiza Helena Trajano, Cristovam Buarque, Walcyr Carrasco, Cláudia Costin e Gabriel Chalita no maior congresso de educação do país.


Para o presidente do Instituto Casagrande, Renato Casagrande, falar sobre “Um Novo Tempo na Educação” é uma forma de reunir professores, gestores e educadores de instituições públicas e privadas em nome de um bem comum. “Há muitas oportunidades para desenvolvermos ainda mais a educação brasileira. E este é o momento ideal para falarmos sobre elas, porque estamos vindo de um período muito desafiador, cujas lições ainda estamos processando”, afirma. O congresso do Instituto Casagrande será realizado nos dias 31 de agosto, 1º e 2 de setembro, no Shopping Novo Batel, e a expectativa é receber mais de 100 mil pessoas, tanto no evento presencial quanto no on-line. Casagrande ressalta que a escolha por Curitiba foi natural, visto que a cidade tem um amplo histórico de empresas e iniciativas inovadoras ligadas à educação.


Nessa perspectiva, Fernando Shayer, CEO e cofundador da Cloe, um dos principais apoiadores institucionais do evento, acredita que a revolução digital é uma grande oportunidade para a educação. “Assim como todas as outras atividades humanas, a educação básica está sendo muito impactada pela revolução digital. Para democratizar o acesso a uma educação de alta qualidade num país continental como o Brasil, não há aliado melhor do que a tecnologia. Cabe à escola se adaptar a esse novo cenário e oferecer uma metodologia que atenda às demandas de aprendizado dessa nova geração de crianças e jovens nativos digitais”, defende o executivo.


Organizado pelo Sistema Positivo de Ensino, o “Dia Positivo” já é uma tradição e volta a ser presencial em 2022, após duas edições on-line. A diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Milena Fiuza, destaca que os temas propostos no encontro são fruto de uma escuta ativa das dores enfrentadas por escolas e educadores. “Estamos falando muito sobre o futuro da educação, o que é fundamental. Mas queremos debater, também, o presente, nossos desafios e possibilidades neste pós-pandemia, as potencialidades da escola na construção desse futuro. É um despertar para o hoje”, afirma. Depois de Curitiba, o evento segue para outras quatro capitais brasileiras em versões pocket.


2022 ainda é um ano de avaliação das realidades enfrentadas pelo ensino brasileiro ao longo dos dois anos anteriores. Ao mesmo tempo, é o momento de começar a entender os anseios dos estudantes e de que forma a escola pode se organizar para lidar com essas expectativas. “Essa é uma geração que precisará encarar grandes mudanças no mundo do trabalho, com novas profissões e novas habilidades exigidas pelas empresas. Família, escola e educadores precisam estar afinados para tranquilizar as crianças e orientá-las da melhor forma possível, não apenas para a vida adulta, mas para o mundo como ele é hoje”, diz Milena.


Casagrande também lembra que a estruturação de uma educação ainda mais forte em todas as instâncias passa pelo diálogo. “É fundamental haver essa troca de experiências entre o setor público e o privado e entre diferentes áreas do conhecimento. Um ensino transformador só pode ser alcançado se a sociedade toda trabalhar em conjunto.”


Serviço:


III Congresso Internacional Um Novo Tempo na Educação


Quando: 31 de agosto, 1º e 2 de setembro de 2022


Onde: Shopping Novo Batel - R. Cel. Dulcídio, 517 - Batel, Curitiba-PR


Inscrições pelo site https://conteudo.institutocasagrande.com/iii-congresso-internacional-um-novo-tempo-na-educacao