Comer fora, um dos prazeres tirados à força com a pandemia, volta em 2022

10/01/2022


Empresa de software de gestão para restaurantes projeta crescimento de 25% neste ano



Uma onda de otimismo afeta positivamente quem, por muito tempo, ficou em casa ou limitou seu convívio social por conta da pandemia de Covid-19. Se, especialmente, o segundo semestre de 2021 trouxe uma redução nas estatísticas de casos/mortes, 2022 promete ser um ano com números ainda mais expressivos, quase “normais”. Assim, no setor da alimentação a expectativa é de recuperação completa em 2022, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). A vida social agradece.


Diante da possibilidade de um retorno ainda mais amplo de bares, restaurantes e casas de eventos, a ACOM Sistemas, empresa de tecnologia com unidades no Paraná e São Paulo, aposta no feedback positivo de suas soluções. Uma das forças para alcançar esse percentual é a atualização sempre constante do ERP EVEREST. A solução é focada na operacionalização do backoffice de companhias do segmento do Food Service e atua no controle e planejamento das operações, transformando dados em informações e números em estratégias, que vão do pedido recebido no balcão, passando pela operação até os fechamentos contábeis do negócio. Com um modelo flexível, por meio de aplicativos web que se integram, o EVEREST se adapta às necessidades de cada cliente, dando a eles uma perspectiva individual e personalizada sobre sua empresa.


Como dito, as perspectivas de crescimento para 2022 são super positivas e vêm da ideia de novas soluções e grandes parcerias. “A ACOM Sistemas nunca está parada. Sempre estamos buscando novas parcerias, novas soluções. É natural que esse crescimento se dê por isso. Os projetos que temos giram em torno do desenvolvimento de novos aplicativos e da integração com novos parceiros, seja do ponto de vista sistêmico, entregando mais benefícios para os clientes com novas funcionalidades, ou parcerias comerciais, visando a expansão para novos mercados”, adianta o CEO da empresa, Carlos Drechmer.


Os aplicativos já estão em fase de desenvolvimento e, segundo o time da ACOM Sistemas, o conceito é prático e direto, atuando na organização do negócio, com o apoio incondicional da tecnologia. Um exemplo dessas soluções que vem ao encontro das expectativas de retorno "ao normal" em 2022, é um aplicativo que auxilia na gestão completa dos eventos promovidos pelo cliente, desde o controle das propostas comerciais, passando pelo gerenciamento de reservas e seguindo pela gestão do evento propriamente dito, com os resultados integrados ao fluxo de caixa.


Apesar dos impactos da pandemia no mercado, a ACOM Sistemas chega ao final do ano em um dos melhores momentos de sua trajetória. Em 2021, a empresa ultrapassou sua meta de novos contratos em 134%, gerando um acréscimo de 26% sobre sua receita recorrente em relação à 2020. Com isso, seu faturamento total alcançou um crescimento de 20% se comparado ao ano anterior. Sua base de clientes exclusivamente do segmento Food também teve resultados positivos, com um crescimento de 100%. Um fato que contribuiu para esses resultados, foi a apresentação do EVEREST ao público carioca no ano passado. Um território nacionalmente importante, por ser referência em turismo e gastronomia com grande potencial para a expansão das soluções da empresa.


Voltando um pouco mais no tempo, foram investidos desde 2017 mais de R$ 5 milhões na criação e no aprimoramento do software para a gestão de bares, restaurantes e outras empresas do setor de Food Service, incluindo o desenvolvimento de robôs para a automatização de processos e machine learning. Com isso, a empresa alcançou a marca de 300 contratos no fornecimento da solução tecnológica, entre eles, clientes como o Hard Rock Cafe (unidades de Curitiba e Fortaleza), Vinil Burger, Batatas Dipz, Bistrô Charlô, Grupo Rubaiyat, Grupo Alife, SSP Food Travel, Grupo Fit, Sala VIP, SPOT e Carola Crema.


Para Carlos Drechmer, tudo isso é fruto de muito trabalho, mas, acima de tudo, de uma comunicação mais humanizada com foco nos clientes. “Dentro do cenário de crise, as empresas de Food precisaram buscar ferramentas para gerir melhor suas operações conhecendo de fato indicadores como CMV, Engenharia de Cardápios, Rentabilidade, Índice de Desperdícios, Curva ABC de produtos”, lista o CCO da ACOM Sistemas, Eduardo Ferreira.


Oferecendo uma solução completa que transforma a gestão do backoffice de ponta a ponta com segurança, transparência e muita tecnologia, a ACOM Sistemas atua como uma verdadeira parceria de negócios das empresas. Em um cenário de crise, contar com uma empresa que conhece a sua operação e lhe apresenta grandes oportunidades soou bem e o crescimento da ACOM foi uma consequência natural.