Comprovante de vacinação contra Covid é exigido em 16 capitais

03/12/2021


Curitiba é uma das capitais em que não há exigência



A exigência de comprovante de vacinação está em vigor em ao menos 16 capitais do país: Brasília, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina.


Além delas, Aracaju, a partir do dia 17, exigirá a comprovação da vacinação ou teste negativo de Covid para eventos abertos com até 5 mil pessoas e fechados com até 3 mil. Essa exigência será válida até 9 de janeiro. Já em Belém, o governo do Pará anunciou a exigência de comprovante para entrar em bares, restaurantes, cinemas, teatros, equipamentos turísticos, igrejas e outros locais a partir de segunda-feira (6).


Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Curitiba, Goiânia, Macapá, Porto Alegre, São Luís e Vitória não possuem obrigatoriedade de apresentação de comprovantes de vacinação.


Em parte dessas capitas, essa exigência – também conhecida como passaporte de vacinação – decorre de normas estabelecidas pelos governos estaduais. São os casos, por exemplo, de Natal, Rio Branco e Salvador.


As regras variam de um lugar para outro. Em geral, o comprovante de vacinação é exigido em eventos com grande número de pessoas, como shows. Mas há também exigência para entrada em restaurantes – casos de Fortaleza e Manaus, por exemplo – e hotéis e pousadas, como estabeleceu a Prefeitura do Rio de Janeiro nesta semana.