Concurso cultural de pintura vai celebrar os 330 anos de Curitiba

14/09/2022


Sem limite de idade, os participantes podem inscrever o número de trabalho que desejarem


foto: Hully Paiva/SMCS

O prefeito Rafael Greca participou nesta terça-feira (13/9) do lançamento do concurso cultural Vamos Pintar Curitiba, no Memorial de Curitiba. O projeto é uma iniciativa da Rádio CBN para as comemorações dos 330 anos da capital paranaense, em março de 2023.


Com parceria da Prefeitura e de empresários da cidade, Vamos Pintar Curitiba incentiva pessoas de todas as idades a colorir um mapa estilizado pelo cartunista Ademir Paixão, que participou da cerimônia.


O mapa destaca regiões, pontos turísticos, estabelecimentos comerciais e personagens típicos de Curitiba como Jardim Botânico e Teatro do Paiol. A ideia do projeto é envolver principalmente os curitibinhas da rede municipal de ensino e de outras instituições em um grande concurso cultural.


“Nós queremos fazer o bem para Curitiba e a iniciativa da CBN é uma grande celebração para valorizar a identidade da cidade. Com esse mapa lúdico, os curitibinhas terão a oportunidade de conhecer o território da cidade e de amar ainda mais Curitiba”, destacou Greca.


Os mapas no formato 75 cm x 50 cm serão distribuídos gratuitamente nas escolas, em locais determinados pelos patrocinadores e na Rádio CBN, para todos que quiserem participar. O desenho pode ser colorido a lápis, giz de cera, tinta, pincel, caneta hidrográfica ou qualquer outro material que expresse a criatividade da melhor maneira.


Sem limite de idade, os participantes podem inscrever o número de trabalho que desejarem. Serão quatro categorias: infantil (até 7 anos completos), infantojuvenil (até 12 anos completos), juvenil (até 17 anos completos) e adulto (acima de 18 anos completos). Os três primeiros lugares de cada categoria serão premiados.


Os trabalhos podem ser entregues pintados até o dia 30 de janeiro de 2023, nos estabelecimentos comerciais indicados pelos patrocinadores e na Rádio CBN Curitiba. Mais informações e o regulamento completo no site cbncuritiba.com.br.


Resultado

Uma comissão formada por representantes dos patrocinadores e professores de artes visuais irá avaliar os trabalhos recebidos, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2023.


A cerimônia de premiação será realizada dia 24 de março de 2023. Os melhores trabalhos irão compor a exposição itinerante, que contemplará espaços públicos e os patrocinadores do projeto (Grupo Barigui, Construtora Laguna, Supermercados Condor, Sesi Cultura, Grupo Positivo 50 anos, Panvel Farmácias, Tintas Vergínia e Ligga Telecom).


“A ideia desse projeto é interagir com os moradores da cidade através desses mapas”, destacou Amarildo Lopes, diretor geral da CBN Curitiba.