Conselho Regional de Enfermagem realiza fiscalização em todo o Paraná

20/04/2021


Fiscais se mobilizaram para uma ação desde segunda-feira



A pandemia do Coronavírus pegou a todos de surpresa. Um vírus até então desconhecido mudou todo o sistema de saúde, a sociedade e como os dias têm passado. Desde o início da pandemia, até o atual momento, a demanda de trabalho aumentou, e tão pouco diferente disto, cresceu significativamente o número de denúncias recebidas pelo Conselho Regional de Enfermagem do Paraná. A fim de inovar o processo de trabalho, o Coren-PR deu início nesta segunda-feira (19) a uma série de ações, a fim de fiscalizar a forma de trabalho e proteger o profissional de enfermagem.


Equipes da fiscalização do Conselho se reuniram em todo o estado para, simultaneamente, às 19H30 fiscalizar, de surpresa, grandes instituições de saúde em todo o Paraná, a ação foi chamada de “Dia D”, e contou com a parceria dos enfermeiros fiscais e membros conselheiros da atual gestão em grandes hospitais de Curitiba, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. O que mostra que a nova diretoria está atuante nas demandas em prol do profissional de enfermagem.


Para Rita Franz, presidente da atual gestão da autarquia, toda a ação faz parte da série de mudanças do novo triênio com o intuito de garantir a legalidade da profissão e honrar a legislação, de forma resolutiva e eficiente, permitindo assim a assistência segura e ética aos usuários dos sistemas de saúde do Estado.


Ao final das vistorias, o Conselho de Enfermagem está autorizado a expedir notificações com o objetivo de buscar o cumprimento das determinações legais, podendo impor penalidades, em decorrência de infrações legais no exercício da profissão de enfermagem.