Cras Santa Rita faz evento de valorização da vida nesta quarta

27/09/2022


O evento faz parte da programação do Setembro Amarelo



Um encontro para falar da valorização da vida e sobre o fortalecimento de vínculos entre familiares será realizado nesta quarta-feira (28/9), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Rita, no Tatuquara.


O evento faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês nacional de prevenção ao suicídio, e é voltado para a clientela do Cras atendida pelo Serviço de Convivência de Fortalecimento Vínculos (SCFV), para crianças, adolescentes e idosos.


A Secretaria Municipal de Saúde traz ao Setembro Amarelo deste ano o debate sobre promoção à vida e cuidado com a saúde mental. A atividade também integra o Curitiba Viva Bem, política pública de promoção da qualidade de vida na cidade.


Programação lúdica

A abertura está programada para as 9h30, pela gerente de Proteção Especial do Núcleo da Fundação de Ação Social (FAS) na Regional Tatuquara, Lissandra Benassi Medeiros Santos, que estará vestida de Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo.


Depois, às 10h30, haverá a Dinâmica da Valorização da Vida, ministrada pela coordenadora do Cras, Daiane Ferreira Lourenço.


Para Daiane, nesse período pós-pandemia foi observado um aumento considerável de pessoas com depressão, vulnerabilidade de isolamento e pânico social, que procuram o Cras para receber benefícios ou apenas para conversar.


“A necessidade que alguém escute ou dê atenção é gritante. Por isso decidimos fazer uma programação sobre o Setembro Amarelo mais lúdica, através de dinâmica, frases motivacionais, lembrancinhas e um delicioso lanche para tentar amenizar a dor que cada um traz consigo”, justificou Daiane.


Dança e lanche

Entre as atividades programadas para amanhã, está a apresentação de uma dança com as crianças assistidas pelo Serviço de Convivência de Fortalecimento Vínculos, com a educadora Ruth Ricardo dos Santos Gonçalves.

Por último, às 10h50, será servido um lanche para os participantes e haverá entrega de lembranças produzidas pela equipe do Cras Santa Rita em colaboração com o Liceu de Ofícios Santa Rita.