Cresce a venda de livros no Brasil em 2022

21/04/2022


Preço médio do livro cai em relação a 2021

Venda de livros aumenta no Brasil; Grupo Livrarias Curitiba faz ação para celebrar o Dia Mundial do Livro

Os leitores brasileiros têm bons motivos para comemorar o próximo 23 de abril, quando é celebrado o Dia Mundial do Livro. Segundo a pesquisa “Painel do Varejo de Livros no Brasil”, realizada pela Nielsen Bookscan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, no acumulado, o ano de 2022 registra venda de 10 milhões de livros, índice significativamente superior a 2021.

No final do segundo período do ano passado a pesquisa apontava 8,5 milhões de obras comercializadas, uma variação de 19,5%. Em receita, 2022 também se mostra em ascensão com faturamento de R$ 469,7 milhões, número 18,7% superior ao registrado no começo de 2021.

De acordo com a pesquisa, o preço médio do livro no Brasil em 2022 é de R$ 44,66 – variação negativa de 2,30% em relação a 2021, quando o valor era R$ 45,71.

Vida nova

O crescimento das vendas de livros no Brasil em 2022 remete à Fênix - pássaro lendário da mitologia grega, que morria, mas depois de algum tempo renascia das próprias cinzas, representando os ciclos da vida, o recomeço e a esperança num futuro melhor.

A notícia é um alento ao mercado editorial, que foi duramente afetado pela pandemia e obrigou diversas livrarias a fecharem as portas no início da crise sanitária. Pouco a pouco, os leitores retornam e o movimento nas lojas físicas dá sinais positivos.

Estímulo à leitura

De olho neste bom momento do setor, o Grupo Livrarias Curitiba – maior rede do Sul do Brasil, com 26 lojas nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo e que pretende comercializar 7 milhões de exemplares em 2022 – preparou uma ação especial para fomentar a leitura.

Entre 20 a 30 de abril, os clientes que fizeram compras acima de R$ 150 vão ganhar uma sacola exclusiva do Dia Mundial do Livro, com o mote Leve o Livro Que Te Leva. Se o consumidor quiser apenas a sacola individual, ela sai por R$ 14,90. A campanha vale para as lojas físicas e site www.livrariascuritiba.com.br

A rede mantém até o dia 30 de abril a Feira do Livro. Mais de 55 mil títulos - das mais variadas categorias e editoras – estão com descontos de até 80% e diversas obras saem por R$ 9,90. Também é possível encontrar livros com valores ainda mais baixos.

Origem do Dia Mundial do Livro

O dia 23 de abril é uma data simbólica na literatura mundial. É a data em que vários autores proeminentes, como William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega morreram.

Esta data foi uma escolha natural para a Conferência Geral da Unesco, realizada em Paris em 1995, a fim de prestar um tributo mundial a livros e autores nesta data, encorajando todos a terem contato com livros; especialmente os jovens para descobrirem os prazeres da leitura e conhecerem a enorme contribuição dos escritores através dos séculos.

A ideia da comemoração teve origem na Catalunha, na Espanha. Em 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em outros países do mundo.

Quais os benefícios da leitura?

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos.

Ler desenvolve a imaginação, a comunicação, o senso crítico e amplia a habilidade na escrita. O contato com os livros também ajuda a formular e organizar uma linha de pensamento.

“Além disso, o hábito da leitura estimula a criatividade, reduz o estresse, serve como um exercício ao cérebro – pois incita diferentes partes neurais – e ajuda a desenvolver habilidades e novas conexões com as pessoas. Por isso, o livro é fundamental em nossas vidas”, explica Rute Pedri, diretora de Varejo do Grupo Livrarias Curitiba.

Sobre

O Grupo Livrarias Curitiba nasceu na capital paranaense em 1963 e atualmente tem 26 lojas nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

A empresa é a maior rede de livrarias do Sul do Brasil. A companhia engloba uma editora infantil, área de vendas por atacado e uma distribuidora de livros e artigos de papelaria com mais de 100 mil produtos cada.