Curitiba abre vagas de comércio ambulante em parques e ruas da região central

12/07/2022


São 12 vagas em parques e mais 15 vagas em ruas e avenidas da região central


Foto: Hully Paiva/SMCS

Pessoas interessadas em comercializar produtos nos parques e ruas de Curitiba terão a oportunidade de se candidatar para trabalhar nestes espaços. Nesta sexta-feira (15/7), serão abertas inscrições para vagas no comercio ambulante de Curitiba. São 12 vagas em parques e mais 15 vagas em ruas e avenidas da região central de Curitiba. O período de inscrições encerra-se no dia dia 12 de agosto.


Parte das vagas disponíveis são para a comercialização de produtos de couro, confecção e bijuterias. A outra modalidade é alimentação, com vagas para pipoqueiro, coco, doces secos industrializados, frutas e verduras, caldo de cana, milho verde, churros e crepes.


Uma das regras para ocupar as vagas é de que a mercadoria seja legalizada e, em caso de comércio de alimentos, além de se conhecer a origem, o interessado deve ter curso de manipulação de alimentos, para evitar a contaminação. A análise para autorização da atividade leva em consideração itens como o tempo de moradia no município, o tempo de atividade em Curitiba, a situação habitacional e o grau de instrução do interessado.


A avaliação da documentação e definição de vagas está marcada para o dia 26/8 em reunião da Comissão Permanente do Comércio Ambulante de Curitiba – CPCA e a divulgação do resultado estará disponível na página da PMC a partir de 1°/9.


Inscrições

Os documentos poderão ser encaminhados por e-mail para comercioambulante@curitiba.pr.gov.br ou entregues no Núcleo do Urbanismo da Praça Rui Barbosa, com atendimento presencial agendado pela agendaonline.curitiba.pr.gov.br ou pelo telefone fone 3313-5830.


Documentos necessários: CPF e RG; comprovante de endereço oficial, em nome do requerente, residente em Curitiba (água, luz, telefone fixo); certidão de casamento, se for o caso; registro de nascimento de filhos menores, se for o caso; certificado do curso de manipulação de alimentos atual para venda de produto alimentício; licenciamento (CRLV) para reboques, trailer e veículo automotor adaptado, sendo este último permitido somente para venda de churros e crepes. O veículo automotor adaptado, para venda de churros e crepes, deverá estar registrado na categoria comércio.


Após o encerramento das inscrições a Comissão Permanente do Comércio Ambulante de Curitiba fará a avaliação da documentação e serão definidas vagas. A divulgação do resultado será feita a partir de 1 de junho na página da Prefeitura de Curitiba.


Orientações

O candidato às vagas disponibilizadas deve estar ciente da legislação vigente para o comércio ambulante de Curitiba, Lei 6407/1983 e decretos municipais 990/2004 e 400/2018.


A Prefeitura não disponibiliza equipamento para o vendedor ambulante. É responsabilidade do interessado a aquisição do equipamento padrão para a atividade de comércio ambulante.


O vendedor contemplado terá prazo de 15 dias, a partir da data de divulgação do resultado, para apresentação do certificado do curso de manipulação de alimentos, foto e documento do equipamento (CRLV). Não cumprido esse prazo, o ponto será disponibilizado para o segundo colocado.


O contemplado poderá solicitar inclusão de preposto ou autorizado/troca ou inclusão de produto, somente após um ano de trabalho com presença confirmada.


Para comprovação de moradia de aluguel ou mutuário da Cohab, deverá ser apresentado o contrato no ato da inscrição.

Locais com vagas para comércio ambulante – Região Central


Confecções/artigos de couro/bijuterias Rua Monsenhor Celso/testada da Praça Carlos Gomes Rua Monsenhor Celso, meio da quadra, entre Mal. Deodoro e José Loureiro Rua Monsenhor Celso, meio da quadra, entre Mal. Deodoro e José Loureiro Rua General Carneiro, 317 - esq. Conselheiro Araújo


Coco e suas variações / Doces secos industrializados Rua General Carneiro, 317 - esq. Conselheiro Araújo Rua Cândido Lopes com Dr. Muricy Rua Des. Westphalen, 16 Rua Comendador Araújo, 35 - Calçadão Rua General Carneiro, 317 - esq. Conselheiro Araújo


Milho Verde e Caldo de Cana Rua Mal. Deodoro com Mal. Floriano - Liberado apenas para Equipamento Manual Caldo de Cana Rua Senador Alencar Guimarães com Emiliano Perneta - Calçadão Milho Verde Cozido.


Frutas e verduras


Rua General Carneiro, 317 - esq. Conselheiro Araújo Frutas e Verduras Doces secos industrializados - Pipoca Rua Monsenhor Celso - Praça José Borges de Macedo Rua Cândido Lopes c/ rua Ébano Pereira Av. Mal Floriano Peixoto c/ José Loureiro

Locais com vagas para comércio ambulante - Parques


Parque Iberê de Mattos (Bacacheri) Churros e crepes Fixo: Estacionamento da R. Paulo Nadolny, 7ª vaga a partir da última vaga de idoso.


Parque Tropeiros


Churros e crepes Fixo: Estacionamento da entrada principal do Parque (primeiro pente) Caldo de cana Fixo: No estacionamento próximo à entrada principal do parque onde fica a sede da GM Pipoca Fixo: Próximo ao portão de entrada da arena - portão secundário. Doces Secos Inds. Fixo: Perto do anfiteatro e banheiro público do parque.

Sorvete Pasteurizado – Volante.


Parque Olímpico do Cajuru

Caldo de Cana Fixo: Próximo à entrada da pista de BMX. Água de Coco Fixo: Próximo à entrada da cancha poliesportiva.

Pipoca Fixo: Lateral da cancha de futebol de areia, entre a cancha e a pista de BMX.

Doces Secos Industrializados Fixo: Próximo a pista de BMX e campo de futebol americano.

Sorvete Pasteurizado Fixo: Próximo ao playground e cancha de futebol de areia.

Churros e crepes Fixo: Estacionamento próximo a quadra poliesportiva.