Curitiba faz mutirão de vacinação para nascidos em 96, 97 e 98

20/08/2021


Cidade terá 43 pontos de atendimento neste sábado



Com a chegada de nova remessa de imunizantes anticovid, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fará um grande mutirão de aplicação de primeira dose neste sábado (21/8). Serão atendidas pessoas nascidas no segundo semestre de 1996 e em todos os meses de 1997 e 1998. Gestantes e puérperas (que deram à luz até 45 dias atrás) também serão atendidas.


Para evitar aglomerações e filas, a vacinação acontecerá por semestre de nascimento: os nascidos no primeiro semestre de 1997 e 1998 deverão buscar os pontos de vacinação pela manhã (8h às 13h) e o nascidos no segundo semestre de 1996, 1997 e 1998 no período da tarde (13h às 20h). Apenas na Unidade de Saúde Caximba o atendimento será apenas até as 14 horas.


A estimativa é vacinar 53 mil pessoas com a primeira dose neste sábado. Com o grande público, o atendimento será reforçado e o horário ampliado. Serão 43 pontos de vacinação abertos das 8h às 20h – habitualmente funcionam até às 17h. Na Unidade de Saúde Caximba o atendimento será apenas até as 14 horas.


“Pedimos para os jovens que serão vacinados neste sábado que sigam essa divisão por horários e que façam o cadastro prévio no Saúde Já. Essas duas ações agilizam a vacinação”, orienta a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.


Outra orientação da SMS é para que os grupos deem preferência para os pontos de vacinação menos centrais, para distribuir o atendimento entre os 43 pontos que estarão vacinando e evitar filas.


Mutirão

A ampliação será feita com o lote de imunizantes que deverá ser entregue pela Secretaria de Estado da Saúde até o final do dia desta sexta-feira (20/8). A convocação de novo público e para repescagem dependem de avaliação de estoque.


“Curitiba tem grande capacidade de vacinar, tendo vacina nossa equipe está pronta para aplicar. Já aplicamos mais de 34 mil doses em um dia, agora nossa meta é 53 mil e, assim, seguiremos até imunizar todos os moradores da cidade”, disse Márcia.


Segunda dose

Neste sábado não haverá aplicação de segunda dose. O cronograma de segunda dose retorna na próxima segunda-feira (23/8). Também não haverá repescagem.