Curitiba inicia a vacinação dos grupos de 66 e 65 anos

15/04/2021


Aplicação da primeira dose será retomada nesta sexta-feira



Com a confirmação de chegada de novo lote de vacinas contra Covid-19, Curitiba anuncia novo cronograma de aplicação da primeira dose para idosos. Com a retomada, serão imunizadas pessoas de 66 anos completos nascidas no segundo semestre e pessoas com 65 anos completos.


Por falta de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, a sequência do cronograma da primeira dose para grupos etários havia sido interrompido após a vacinação das pessoas de 66 anos completos, nascidas no primeiro semestre.


Portanto, na próxima sexta-feira (16/4), a vacina será aplicada em pessoas com 66 anos completos, nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro e no sábado serão vacinadas pessoas 65 anos completos – idade que forma um grupo de estimadas 15 mil pessoas.


Para evitar aglomerações, a SMS orienta para as pessoas de 65 anos completos que os nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho que procurem os pontos de vacinação pela manhã. Já os nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro devem ir aos postos de vacinação no período da tarde. (Veja cronograma abaixo)


De acordo com a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, a retomada será feita com as doses que estão destinadas para a segunda aplicação. Esse uso “antecipado” está sendo feito em decorrência do envio iminente de novos lotes de vacina.


“Como temos a informação do Ministério da Saúde de que um novo lote já está a caminho, vamos agilizar a aplicação da primeira dose. Quando a nova remessa chegar, faremos a reposição dos imunizantes reservados para a segunda dose”, explicou Márcia.


A divulgação da continuidade do cronograma de vacinação para novos grupos depende de avaliação do estoque remanescente e da chegada de novas doses.