Curitiba vacina pessoas de 36 anos do segundo semestre na segunda-feira

24/07/2021


Saúde também vai aplicar segunda dose em parte da pública



Nesta segunda-feira (26/7), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba amplia a vacinação contra a covid-19 para pessoas com 36 anos completos nascidas no segundo semestre. Também serão vacinadas as pessoas com 36 anos completos do primeiro semestre que não conseguiram ir neste sábado (24/7), gestantes e puérperas (mães que tiveram bebês até 45 dias atrás) com declaração médica.


Com esse chamamento a SMS completa a imunização do grupo de 36 anos. Segundo balanço parcial, 7.875 pessoa foram imunizadas neste sábado (24/7), quantidade inferior às mais de 9 mil esperadas, o que permitiu estoque de imunizantes para completar o grupo.


Devido à limitação de doses, não haverá repescagem para outras faixas etárias e de outros públicos prioritários, o que dependerá de avaliação de estoque remanescente e chegada de nova remessa de imunizantes.


O atendimento será das 8 horas às 17 horas, em 18 pontos de vacinação da cidade.


Gestantes e puérperas

Para a vacinação das gestantes e puérperas, a Secretaria de Saúde de Curitiba segue as orientações da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, que indica para as mulheres desse grupo, a partir de 18 anos, somente os imunizantes Coronavac ou Pfizer.


Além disso, a vacinação contra a covid-19 também está condicionada a uma avaliação individualizada, compartilhada entre a mulher e seu médico.


As gestantes acompanhadas pela rede privada devem apresentar nos postos de vacinação da cidade a declaração emitida pelo médico por meio do Portal do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).


Já as gestantes e puérperas acompanhadas pelo SUS Curitibano devem buscar orientação na sua unidade de saúde onde faz ou fez o pré-natal. Neste caso, a declaração será incluída no prontuário do E-Saúde e a gestante/puérpera pode procurar um dos pontos de vacinação da cidade.


No momento da vacinação, todas devem apresentar CPF, documento de identificação com foto e comprovante de residência com endereço.


Nesta segunda-feira (26/7) também haverá aplicação de segunda dose para pessoas que receberam a primeira dose de Coronavac em 28, 29, 30 de junho e no dia 1º de julho e de Astrazeneca em 30 de abril e nos dias 1 e 3 de maio.