Do Sul ao Nordeste, confira os destaques que estarão nos palcos de Curitiba

20/06/2022


Prefeitura preparou uma programação inspirada no Centenário da Semana de Arte Moderna


Danilo Caymmi - Foto: FCC

Para marcar a volta do público aos concertos, shows e apresentações da Oficina de Música de Curitiba, a Prefeitura preparou uma programação inspirada no Centenário da Semana de Arte Moderna e traz para os palcos da cidade uma diversidade de artistas de diferentes estilos e ritmos brasileiros, seja na música erudita ou na popular.


A oficina acontecerá de 30 de junho a 10 de julho e somará 170 eventos pela cidade, 105 com entrada de graça. Em alguns espaços os ingressos variam de R$ 10 a R$ 50 estão à venda em plataformas on-line. (Confira onde comprar os ingressos no fim do texto).


Do Rio Grande do Sul vem o gaiteiro Renato Borghetti para abertura da oficina, no dia 30 de junho. Ele se apresenta com orquestras da cidade: Camerata Antiqua de Curitiba e Orquestra À Base de Cordas, marcando a mistura de erudito e popular. E para encerrar, no dia 10 de julho, o calor da Bahia com o show de Margareth Menezes e banda, que fecha a 39ª Oficina de Música ao lado da Orquestra À Base de Sopro.


Outros grandes destaques da MPB nos palcos da Oficina de Música são Toquinho, que se apresentará na Ópera de Arame, dia 6 de julho, às 20h. Danilo Caymmi e Claudio Nucci dividem o palco do Guairinha no dia 8 de julho. Será a primeira participação de Cláudio Nucci, um dos fundadores do grupo Boca Livre, em uma Oficina de Música de Curitiba.


Frevo e Festival de Inverno

O Memorial de Curitiba estará no centro da Oficina de Música como um dos principais palcos da MPB. O coração do Largo da Ordem vai esquentar com a alegria do Maestro Spok, da orquestra de Recife Spok Frevo, que se junta à Banda Lyra para comemorar os 40 anos do grupo curitibano.


O show do Maestro Spok na noite de 7 de julho marca ainda o início do Festival de Inverno do centro histórico, que nesta edição de dez anos chega em parceria com a Oficina de Música para movimentar o setor gastronômico da região. Até o último dia da Oficina serão 14 shows no Memorial de Curitiba.


Nova geração da Música Erudita

Tradicionalmente, na Capela Santa Maria acontecem os concertos de música erudita, que este ano conta com a presença de uma nova geração de artistas. Os jovens pianistas Érika Ribeiro e Cristian Budu se apresentam no espaço.


O violista paraibano Iberê Carvalho é outro destaque da nova geração da música erudita brasileira que estará no palco da 39º Oficina de Música de Curitiba.


Piano Drag

No palco da Capela Santa Maria também se apresenta a rainha dos teclados, Jeruza Muller. A Drag queen que é pianista de carreira internacional, transita com um repertório clássico, jazzístico e popular com o show Piano Drag.


Música entre livros

Este ano a Oficina de Música de Curitiba também marcará presença na Biblioteca Pública do Paraná. Serão dois concertos, aos sábados, dias 2 e 9/7, às 11h da manhã, com entrada gratuita.


No primeiro sábado a opção é música erudita, com a soprano Ana Paula Brunkow, o tenor Vitorio Scarpi e o barítono Thiago Monteiro, e acompanhamento do pianista Luis Néri Pfützenreuter. No último sábado da Oficina, quem se apresenta na Biblioteca é o duo curitibano Estrela Leminski e Téo Ruiz com um repertório popular.


Circuito OFF movimenta bares e restaurantes O tradicional Circuito Off, que faz grandes encontros musicais dentro de bares e restaurantes, desembarca nesta edição da Oficina com uma extensa programação.

Até agora estão confirmadas 50 apresentações em 22 lugares. São bares e restaurantes do centro à CIC e até em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.


Com curadoria de Glauco Solter, o Circuito OFF tem sua line up formada quase que totalmente por artistas locais, com apresentações todos os 11 dias da Oficina de Música.


Para crianças

O espetáculo Tralalá & Zumzumzum vai percorrer as dez regionais de Curitiba. O show interativo com canções do grupo curitibano Tupi Pererê narram as relações da criança com a natureza e o tempo.


Parcerias

O Ministério do Turismo, a Prefeitura de Curitiba e a Volvo do Brasil Veículos apresentam a 39ª Oficina de Música de Curitiba. Uma realização em conjunto entre a Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal viabilizada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Com apoio master da PUCPR e apoio de realização do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Também apoiam o evento: Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade Evangélica Luterana Igreja de Cristo, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Lamusa-UFPR, Rádio Educativa 91.7 FM, Sistema Fiep/Sesi, Teatro Regina Casillo.


Ingressos para os shows da Oficina de Música As atrações com ingressos pagos acontecem no Guairão, Guairinha, Ópera de Arame, Capela Santa Maria e Cine Passeio. No caso dos shows do Circuito Off, que acontecem em bares, restaurantes e casas noturnas, fica a critério de cada estabelecimento a cobrança de couvert artístico.


Onde comprar

Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão): www.ticketfacil.com.br Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) www.ticketfacil.com.br Capela Santa Maria Espaço Cultural: www.minhaentrada.com.br Ópera de Arame: www.minhaentrada.com.br Cine Passeio: https://www.cinepasseio.org/