Documentário marca 15 anos de trajetória do show Noël

27/05/2021


Espetáculo cênico musical estreou em 2006, em Curitiba



Quem se lembra do show Noël? Não é difícil encontrar aqueles que já foram ver o show mais de uma vez. Noël é um show marcante que fez e segue fazendo história. Idealizado pelo ator cantor e diretor Marcio Juliano, o trabalho estreou no ano de 2006, em Curitiba. De lá para cá, percorreu 25 cidades brasileiras, passando pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, além da capital federal, Brasília. Foram mais de 70 apresentações atingindo um público aproximado de 30 mil espectadores presencias.


O show que tem registro em CD (2009), agora será o tema deste documentário que traz entrevistas atuais e exclusivas, gravadas pelo zoom, com os seus criadores e colaboradores. Imagens de arquivos em fotografias e vídeos ilustram e ajudam a remontar a trajetória do trabalho. O material traz também um registro inédito da composição Filosofia, de Noel Rosa e André Filho, gravada especialmente para o documentário.


O lançamento é neste domingo, 30 de maio, às 20h, com transmissão ao vivo, gratuita, no canal do Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCTxedeBeVf7I6gJYddkKlnA Quem não puder acompanhar a transmissão poderá ver depois, é só se inscrever no canal.


A realização, da Cia Ilimitada, foi feita de forma remota e viabilizada pela Lei Aldir Blanc, criada em 2020 como auxílio emergencial aos trabalhadores da arte e da cultura no Brasil.


Além dos relatos sobre a criação do trabalho e o envolvimento com ele ao longo desses anos, os artistas e técnicos também contam histórias inusitadas e falam sobre a influência de Noel Rosa na música brasileira e o caráter universal de sua obra.


Por conta da pandemia os shows agendados no ano passado foram cancelados, a última apresentação foi em 2018, no Teatro Paiol, em Curitiba, mas, apesar da pausa, o trabalho permanece vivo.


“Reunir esta equipe mais uma vez para realizar este projeto, através deste importante fomento à cultura que é a Lei Aldir Blanc, em um momento de total incerteza para diversos setores em nosso país, é motivo de contentamento”, conta Marcio Juliano.


Além de Marcio Juliano, Noël conta com os músicos: Marcelo Torrone, Ale Age, Gabriel Schwartz e Sérgio Albach que também assina a direção musical. A direção cênica do show é do premiado diretor Marcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro. O doc traz não só eles, mas também o registro de impressões da equipe técnica e de criação, bem como de algumas cantoras convidadas que sempre faziam participações especiais no trabalho como: Mônica Salmaso, Isabel Padovani, Uyara Torrente e Liane Guariente.


“Realizar este registro é uma forma de homenagear a música brasileira, a nossa cultura. Neste momento é um resgate da nossa própria memória enquanto artista e cidadão brasileiro. Espero que este material possa despertar o interesse das novas gerações pela "Época de Ouro", período que vai de 1929 a 1945, tendo Noel Rosa como um dos seus mais importantes representantes”, destaca Marcio.