Dossiê pele hidratada no Verão: especialista indica cuidados e tratamentos

16/02/2022


Larissa Oliveira é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia



A hidratação da pele é essencial para mantê-la saudável e bonita, principalmente no verão, além de ser um fator importante para retardar o envelhecimento. Peles ressecadas além de perderem o viço e brilho natural, apresentam rugas e linhas de expressão precocemente.


“A hidratação diária da pele evita não só o envelhecimento precoce, mas também outros problemas, como infecções, irritação e descamação”, ressalta a dermatologista Larissa Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD),


Rotina Skincare:


Uso de águas enriquecidas, soluções multifuncionais em spray com ação anti-inflamatória, hidratante, calmante, anti-inflamatória ou prebiótica, reduzindo a vermelhidão, a irritação, o desconforto e fortalecendo as defesas naturais da pele. “Podem ser usadas diariamente antes do skincare habitual pela manhã e à noite, após limpeza, para preparar a pele para receber os produtos de skincare noturnos”, sugere a especialista.


Para hidratar a pele, depois do banho, com poros ainda abertos (momento em que a absorção dos ativos será maior), a Dra. Larissa indica o uso de um creme nutritivo para fazer a hidratação da face, corpo, mãos e pés.


“Evitar banhos muito quentes, pois a água quente altera equilíbrio da barreira cutânea, deixando a pele seca mais ressecada a longo prazo. O oposto ocorre em peles oleosas e com dermatite seborreica (caspa) e acne; o calor promove estímulo à produção de mais sebo pelas glândulas sebáceas, piorando o quadro”, explica.


Receitinha DIY: Manteiga hidratante corporal de manga, abacate e calêndula:


Ingredientes:


- 30g de manteiga de manga;


- 15ml de óleo de abacate;


- 15ml de óleo de calêndula.


Modo de preparo: coloque todos os ingredientes em um recipiente e bata à mão ou com o auxílio de uma batedeira até emulsificar os óleos. Para reservar a loção, opte por um pote de vidro.


Como usar: aplique o hidratante e massageie seu corpo até a absorção completa da loção. Dê atenção especial às áreas mais secas da pele.


Tratamentos nas clínicas dermatológicas:


Massagens e revitalização facial, que utilizam produtos específicos, em forma de cremes, séruns ou óleos que reforçam a barreira lipídica da pele, impedindo a perda excessiva de água e, com isso, promovem a hidratação da pele. “Em alguns casos podemos associar o uso de LED para potencializar a absorção dos produtos e hidratação”, complementa a médica.


A Dra. Larissa Oliveira ainda sugere a hidratação injetável, quando o assunto é hidratação. “São procedimentos que melhoram a hidratação da pele, utilizando ácido hialurônico de baixa concentração e baixo peso molecular, produto altamente hidrofílico, “puxa água” para local injetado, melhorando a hidratação e viço da pele, reduzindo o aspecto apergaminhado e as rugas finas”. Esse procedimento deve ser feito por médico dermatologista ou cirurgião plástico, 1-2x ao ano, em especial ao redor dos olhos, boca (para tratar o “famoso código de barra”) e na região das mãos, pescoço e colo.


Sobre a Dra. Larissa Oliveira:

- A Dra. Larissa Oliveira atende na Clínica Les Peaux (RJ);


- É Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e sócia titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD);


- Graduada em Medicina na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com Especialização em Dermatologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro;


- Possui capacitação em Tricologia Médica (doenças dos fios e couro cabeludo) no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da International Society of Trichoscopy;


- Preceptora dos Ambulatórios de Dermatologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro;


- Autora de artigos científicos publicados em revistas médicas nacionais e internacionais.