Espetáculos do Projeto TRANSIT estreiam no Festival Palco Giratório

08/10/2021


As peças selecionadas no edital do Goethe-Institut Porto Alegre e do Sesc/RS acontecem nos dias 12 e 13 de outubro



A programação do Palco Giratório deste ano promoverá as estreias das duas peças selecionadas no Projeto TRANSIT, nos dias 12 e 13 de outubro, e mais um bate-papo com Caren Jeß, da Alemanha, autora do texto “Bookpink” em que se basearam as montagens teatrais, no dia 14 de outubro.


Em sua quinta edição, o TRANSIT selecionou para 2021 propostas de montagens teatrais em ambiente virtual, abrindo as portas para os diversos formatos que surgiram para a produção teatral durante a pandemia – permitindo o intercâmbio de formatos artísticos e o uso de mídias que anteriormente não pertenciam ao teatro. Foram selecionadas as propostas de Liliane Pereira e Thiago Silva.


No dia 12 de outubro estreia o espetáculo Bookpink – O Livro dos Pássaros, da diretora Liliane Pereira. Já no dia 13 de outubro, é exibido o espetáculo Tentilhão, de Thiago Silva. As peças serão transmitidas nocanal de YouTube do Sesc/RS, a partir das 20h.


No dia seguinte às apresentações, Hayline Vitoria da Rosa, Thiago Silva, Liliane Pereira e Michele Rolim conversam com a autora Caren Jeß sobre o movimento do texto por diferentes contextos territoriais e as possibilidades de encenação que a partir daí se abrem. Para participar do bate papo, é necessário se inscrever através da plataformaSympla. Assim como as encenações, o bate-papo é gratuito. A programação completa do 15º Festival Palco Giratório pode ser conferida no site oficial do eventowww.sesc-rs.com.br/palcogiratorio


Após as estreias no Festival, Bookpink – O Livro dos Pássaros e Tentilhão serão exibidas novamente nos dias 28 e 29 de outubro, no canal doYouTube do Goethe-Institut Porto Alegre. Mais apresentações virtuais de ambas montagens serão realizadas ao longo do ano, em datas a serem divulgadas.

BOOKPINK - O Livro dos Pássaros

Direção de Liliane Pereira (RS)

Adulto | Indicação etária: 14 anos


12/10 | 20h

Youtube.com/sescrs


Bookpink - O Livro dos Pássaros traz diversas reflexões sobre nossas existências atravessadas por temas globais da atualidade, como as relações familiares contemporâneas, e questões urgentes como imigração, homofobia e preconceito. Personagens-pássaros, que ao mesmo tempo são humanos, se revelam através das telas, com a consciência de quem está sendo observado e se colocando na posição de quem sempre tem algo a dizer. Alguns, levados ao extremo da confissão pessoal, e outros apenas se afirmando como entidades estáticas, numa ilusão de liberdade. Bookpink - O Livro dos Pássaros nos faz pensar sobre nossa realidade e nos envolve em um tema filosófico, com narrativas carregadas de um humor ácido e atual.


DIREÇÃO: Liliane Pereira ELENCO: Gisela Rodriguez, Jeffie Lopes, Vivian Salva, Giovana de Figueiredo, Marcos Kligman, Ed Lannes, Yheuriet Kalil, Leon Oliveira, Bia Malagueta e Luna Schmid CINEMATOGRAFIA: Bernardo Zancan TRILHA SONORA, EDIÇÃO E FINALIZAÇÃO AUDIOVISUAL: Paulo Ratkiwiecz DRAMATURGISMO: Gisela Rodriguez PRODUÇÃO: Liliane Pereira e Bernardo Zancan


 

TENTILHÃO

Direção Thiago Silva (RS)

Adulto | Indicação etária: 16 anos


13/10 | 20h

Youtube.com/sescrs


Em um prólogo, 5 quadros e um epílogo, a encenação virtual do texto “Tentilhão” da dramaturga alemã Caren Jeß por Thiago Silva tenciona sobre questões humanas como vaidade, identidade, pertencimento, exclusão e gênero através de um complexo conjunto de narradoras e personagens animais. Por meio de um elenco composto por cinco atrizes e uma linguagem híbrida que transita entre o teatral e o audiovisual, o espetáculo convida a/o espectadora/or a mergulhar em fábulas e fragmentos textuais que revelam um universo cênico de reflexão e sensorialidade criado para o vídeo.


Espetáculo virtual baseado na obra de Caren Jeß. Direção e concepção de encenação: Thiago Silva. Elenco: Ana Cecília Reckziegel, Bruna Johann, Cleo Soares, Hayline Vitória e Jennifer Ribeiro. Figurino: Jardel Rocha. Trilha sonora original: Régis Moewius. Iluminação e conceção de cenografia: Roger Santos. Maquiagem e caracterização cênica: Jennifer Ribeiro. Fotografia: Gabriel Viero e Renata Lorenzi. Filmagem e edição: Nós em Arte - Produtora Audiovisual. Material gráfico: Jardel Rocha. Produção: Hayline Vitória e Thiago Silva.