Estátuas da Roma Antiga são descobertas em obra no Reino Unido

29/10/2021


Arqueólogos trabalhavam na linha que liga Londres a Birmingham



Três estátuas da Roma Antiga foram descobertas durante a construção de uma ferrovia no Reino Unido, informou nesta sexta-feira (29) a concessionária responsável pela obra.


Os arqueólogos, contratados pela empresa, trabalhavam na linha que liga Londres a Birmingham – no centro do país – e encontraram os tesouros dentro de uma igreja medieval abandonada.


Duas das estátuas encontradas são bustos completos – os de um homem e de uma mulher –, já a terceira foi encontrada apenas a parte da cabeça, que parece ser de uma criança.


Além das estátuas, informaram os pesquisadores, cacos de um raro jarro de vidro da mesma época também foram encontrados durante as escavações.


“Para nós, terminar uma escavação com essas descobertas totalmente surpreendentes é, além de tudo, emocionante", disse em nota a arqueóloga-chefe, Rachel Wood.


As descobertas foram feitas dentro de um sítio arqueológico que investiga a área da igreja medieval de Santa Maria, que teria, segundo os investigadores, sido erguida sobre construções romanas.


O Império Romano dominou a região da antiga Bretanha – atual Inglaterra e País de Gales – de 43 d.C. até 410 d.C.


A escavação faz parte do projeto de construção da HS2, linha de trem de alta velocidade que liga a capital britânica com o interior do país.


Os artefatos precisarão passar ainda por análise em um laboratório especializado. O governo britânico, que detém as descobertas, não anunciou qual vai sere o destino final destas estátuas.