Falha em subestação causa apagão no RJ e MG, diz Furnas

19/09/2021


Equipamentos alimentavam rede da Light e da Enel



Furnas afirmou neste domingo (19) que uma falha em sua Subestação de Rocha Leão, em Rio das Ostras, na Região dos Lagos fluminense, causou o apagão que afetou parte dos municípios do Sudeste na noite deste sábado (18). Ainda não se sabe a causa da pane.


“Às 21h21, ocorreu uma falha na Subestação de Rocha Leão. As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento”, detalhou.


Segundo a Energisa, uma das distribuidoras atingidas pela falha, “a ocorrência na Subestação Rocha Leão de Furnas afetou as supridoras Light e Enel, que abastecem as concessões da Energisa de Minas e Nova Friburgo, foi responsável pelas interrupções”.


“A situação que impactou Nova Friburgo e pelo menos 60 municípios da concessão de Minas Gerais teve início às 21h21”, explicou.


No RJ, houve relatos de apagão em 13 cidades das regiões dos Lagos e Serrana. Em MG, pelo menos 62 municípios registraram a queda de energia.


Segundo a Enel, que atende o interior fluminense, “o fornecimento de energia foi normalizado para todos os clientes às 22h44” — ou cerca de uma hora e meia depois do incidente em Rocha Leão.