Fundação Cultural abre aulas de danças para vários públicos

04/02/2022


De estilos urbanos como hip-hop às novas vertentes de matriz afro, o cardápio das aulas de dança tem várias opções


Foto: Cido Marques/FCC

A Fundação Cultural de Curitiba retomou neste mês de fevereiro as aulas continuadas de dança na Casa Hoffmann (Centro Histórico da cidade e no Teatro da Vila, na CIC. A programação é grátis e dirigida a quem sabe e também quem nunca teve qualquer experiência com dança.


De estilos urbanos como hip-hop às novas vertentes de matriz afro, o cardápio das aulas de dança tem várias opções. Durante as semanas são seis aulas oferecidas, sempre com professores e estudiosos de vasta experiência nos temas.


Para participar é necessário pegar a senha que começa a ser distribuído na Casa Hoffmann uma hora antes das aulas. As turmas têm de 15 a 30 vagas, e as aulas acontecem de segunda a quinta-feira, exclusivamente na Casa Hoffmann (R. Dr. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco).


Hip-hop no Teatro da Vila

Também voltam a partir do próximo dia 9 de fevereiro, as aulas de danças urbanas no Teatro da Vila, na CIC. Todas as quartas-feiras do mês, das 15h às 16h30. As inscrições já podem ser feitas. Para participar basta ter mais de sete anos e comparecer diretamente ao teatro.


As aulas de dança no Teatro da Vila são com o professor Rapha Fernandes, que tem um repertório voltado aos principais estilos de hip-hop.


Serviço: Aulas de dança grátis CASA HOFFMANN – R. Dr. Claudino dos Santos, 58 – Largo da Ordem

Segundas e Quartas-feiras, das 15h às 16h30

HipHop Dance – Flávia Martins Datas: 7, 9,14,16, 21 e 23/2 Vagas: 15 por aula (senhas 1 hora antes) 16 anos

Flávia Martins é arte-educadora, professora de Educação Física e desenvolve seu trabalho como bailarina e coreógrafa há mais de 13 anos. Com uma identidade que provém da vivência urbana e inspirada pela cultura Hip-Hop, busca por meio de suas aulas e criações interligar movimento corporal e arte, ambos para além da dança.


Terças e Quintas, das 9h30 às 10h40 Arvorando – com Priscilla Pontes Data: 8, 10 , 15, 17, 22 e 24/2 Vagas: 15 por aula (senhas 1 hora antes) 12 anos

Movimentos a partir da experimentação de ritmos e vocais referenciados em distintas vertentes de danças afro-diaspóricas.

Priscilla Pontes: Dançarina, professora de dança e pesquisadora do movimento com ênfase em linguagens afro-diaspóricas. Idealizadora e gestora do projeto Pontes Móveis em Travessias Afro-Contemporâneas, graduada em dança pela UNESPAR/FAP, especialista e mestre em Dança pelo PPGDança da UFBA.


Quartas-feiras, das 9h30 às 11h Aiki e Consciência Corporal – com Mônica Infante Data: 2/2 a 20/4 Vagas: 30 por aula (senhas 1 hora antes) Classificação: 16 anos

Aulas de consciência corporal com Mônica Infante, desenvolvidas a partir de conceitos e princípios fundamentados no Ki-Aikido associados à Klein Technique e Técnica Alexander. Mônica Infante é artista, professora e terapeuta. Pós graduada em Dança pela Middlesex University, Londres, Inglaterra.


Quintas-feiras, das 16h às 17h30 Fluxo e corpo consciente – Cinthia Kunifas Datas: 3/2 a 14/4 Vagas: 20 por aula (senhas 1 hora antes) 16 anos

Com trabalho fundamentado na relação entre dança, educação somática e terapia somática, Cinthia Kunifas, ministra as aulas de consciência corporal. Desenvolvidas a partir de princípios e procedimentos da Educação Somática e da abordagem terapêutica Somatic Experiencing®; integram a pausa como reorganizadora do corpo e promotora do fluxo de movimento.


TEATRO DA VILA – Rua David Xavier

Quartas-feiras – 15h às 16h30 Danças urbanas – com Rapha Fernandes Datas: 9, 16 e 23/2 Inscrições no local, antes das aulas A partir dos 7 anos

Inspiradas no repertório das danças sociais que formam os principais estilos das danças hip-hop.

Raphael Fernandes é professor, artista da dança e coreógrafo. Graduado em Educação Física, especializado em dança contemporânea pela Casa Hoffman, em parceria com a C.E.M. (Portugal), tem pós-graduado pela UTFPR em Artes Híbridas, Mestrando em Educação e Arte pela Unespar.