Gomyde assina carta de apoio aos Povos dos Terreiros do Paraná

22/09/2022


Candidato ao governo pelo PDT destacou o respeito às culturas e à liberdade religiosa



O candidato ao Governo do Estado pelo PDT, Ricardo Gomyde, assinou nesta quarta-feira (21/09) a carta de apoio aos Povos dos Terreiros do Paraná. O documento foi elaborado pelos seguidores das religiões de matriz africana e que apresenta aos candidatos nas eleições deste ano uma série de propostas e reivindicações para a proteção e divulgação da cultura afro-brasileira. Além de Gomyde, assinaram a carta a candidata a vice na chapa, a advogada Eliza Ferreira, e a candidata ao Senado, professora Desiree Salgado.

"Nós nos comprometemos com a liberdade de culto e cultural. Todas as pessoas precisam ser respeitadas igualmente e o PDT tem essa marca", afirmou Gomyde. A vice Eliza Ferreira destacou a necessidade histórica de se defender os povos que deram origem a essa religião, que está incorporada à cultura brasileira. "Essa pauta é minha, da minha família e de um grande número de brasileiros".

O documento foi apresentado por Babá Pedro Almeida, representando os umbandistas no evento. "Essa carta foi elaborada por terreiros de todo o Paraná. São pautas comuns, com o objetivo de preservar e defender os terreiros não apenas como espaço religiosos, mas também como espaços culturais", explicou.

Para a candidata ao Senado, Desiree Salgado, esse compromisso é um exemplo das propostas do PDT na campanha. "Estamos propondo expandir os horizontes, pluralizar e dar espaço para muitos que estão invisíveis".