Governo do Paraná anuncia que deve vacinar 80% da população até agosto

24/06/2021


Secretaria da Saúde mudará estratégia de distribuição das doses aos municípios



O Paraná prevê vacinar 80% da população em geral acima de 18 anos com a primeira dose contra a Covid-19 até o dia 31 de agosto. O cronograma foi estabelecido para acelerar a imunização simultânea dos municípios, garantindo que possíveis diferenças nas faixas etárias sejam equalizadas. A nova estratégia estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na distribuição das doses superará essa diferença.


Trata-se de "desequilibrar a distribuição" para reequilibrar a imunização nas faixas etárias, o que será feito pelas equipes técnicas da pasta, levando em consideração as previsões de novas doses e o que já foi aplicado. A decisão foi pactuada na 3ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR), com a participação do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).


“É um momento histórico, porque após o término dos grupos prioritários, colocaremos de forma proporcional e isonômica a distribuição das vacinas para a população de 18 a 59 anos, fazendo com que a população em geral possa receber ao menos a primeira dose de forma mais rápida e efetiva”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.