Guaíra recebe espetáculos gratuitos de bonecos

22/09/2022


Projeto cultural vai ensinar a arte bonequeira para crianças, adultos e reutilizar materiais descartáveis para criar fantoches

foto: Jordana Ferri

A cidade de Guaíra - na fronteira do Brasil com o Paraguai e o estado de Mato Grosso do Sul – receberá o espetáculo infantil de bonecos “No tanque do quintal tem um mar pra Juvenal”. As apresentações acontecem nos dias 26 e 27 de setembro, às 9h e 14h, seguido de um bate-papo com a plateia. E das 19h às 22h, serão realizadas oficinas de criação e manipulação de fantoches.

Todas as ações acontecerão no Anfiteatro da Unipar (Rua Carlos Gomes, 558, Centro de Guaíra) e a entrada é franca.

Com realização da Companhia Analgésica e elaborado pela Pingüim Produções, a peça integra o Projeto de Circulação de Norte a Sul do Paraná 2022, que está percorrendo quatro cidades, com 16 apresentações gratuitas. A trupe já esteve em Matinhos, no litoral, e também irá a Jacarezinho (de 29 de setembro a 1º de outubro) e Palmas, entre 8 e 10 de novembro.

Além das apresentações, em todas as cidades haverá bate-papos com a plateia mirim e oficinas criativas sobre a arte bonequeira. “Desejamos que as crianças compartilhem suas impressões, reflexões e dúvidas sobre o que assistiram”, explica Rodrigo Hayalla, diretor do espetáculo.

“A partir das vozes dos pequenos, seus comentários e feedbacks, podemos construir uma conversa que os aproxime dos elementos artísticos que compõem a obra, as técnicas de manipulação dos bonecos e as escolhas estéticas que conduziram à criação de luz, figurinos e demais elementos”, completa.

O espetáculo

A peça dura cerca de 40 minutos. O protagonista é o menino Juvenal. Entediado com os dias seguidos de chuva, finalmente sai e brinca de bolinha de gude no quintal de sua avó, até que o brinquedo cai em um tanque e de lá surge o peixe Linguado – linguaruuuudo – que o leva para o fundo dos oceanos em busca de sua bolinha.

Lá a trama se desenrola e ele encontra outros amigos como a Ostra, a Sereia, o jornalista Caranguejo, o juiz Pirarucu, o joalheiro Baiacu, entre outros.

As oficinas

Os organizadores do projeto também vão realizar – em todas as cidades - uma oficina artística com dez horas de duração, voltada aos interessados na arte bonequeira e profissionais da educação.

Denominada Pet Vira Pet, essa atividade vai reutilizar materiais descartáveis para criar bonecos (bichos de estimação) com diversas técnicas de manipulação. Serão utilizados jornais, papéis, retalhos de tecidos, sacos plásticos, lã, tinta acrílica e outros utensílios simples para a confecção das marionetes.

“As técnicas que serão compartilhadas são extremamente simples, mas podem ser de grande utilidade para instrumentalizar os profissionais da educação em suas criações no âmbito escolar, instigando-os a propor experiências artísticas com as crianças, mesmo diante da escassez de materiais e verbas de apoio que enfrentam em sua prática cotidiana”, destaca Hayalla.

O Projeto de Circulação de Norte a Sul do Paraná 2022 foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura Profice da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultural, Governo do Estado do Paraná e tem apoio da Copel.

Serviço O que: Espetáculo infantil de bonecos “No tanque do quintal tem um mar pra Juvenal” e oficinas de criação e manipulação de fantoches

Quando: A peça teatral será exibida nos dias 26 e 27/09 às 9h e 14h; as oficinas acontecem das 19h às 22h

Onde: Anfiteatro da Unipar (Rua Carlos Gomes, 558, Centro de Guaíra-PR)

Como participar: A entrada é franca

Informações: www.producoesdopinguim.com