Guru bolsonarista, Olavo de Carvalho morre aos 74 anos

25/01/2022


Filha do escritor disse que o pai morreu de Covid, doença que ele negava existir



O escritor e influenciador Olavo de Carvalho morreu aos 74 anos, na noite de segunda-feira (24), segundo nota divulgada pela família nas redes sociais do escritor. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado em um hospital de Richmond, no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, onde morava.


Olavo de Carvalho havia sido diagnosticado com Covid-19 oito dias antes. Heloísa de Carvalho, filha de Olavo que era rompida com o pai, afirmou que a causa da morte foi Covid. Em nota, o Governo Federal lamentou a morte do escritor e prestou solidariedade aos familiares, amigos e alunos dele. O Palácio do Planalto decretou ainda luto oficial de um dia.


Natural de Campinas (SP), Olavo Luiz Pimentel de Carvalho se intitulava professor de Filosofia e ficou conhecido por vídeos e livros que apoiam o conservadorismo político e recusam o discurso politicamente correto. As ideias dele influenciaram o presidente Jair Bolsonaro (PL), seus filhos e colaboradores próximos. Mas, nos últimos meses, o escritor passou a fazer críticas ao presidente. Ele deixa a mulher, oito filhos e 18 netos.