Inauguração Expresso Anjos da Cidade levando amor no dia 14 de maio de 2022 em Taubaté/SP

11/05/2022


Ação é resultado de um propósito de vida e trabalho de três décadas da idealizadora da ONG, Andrea Pludwinski, com apoio de uma Associação madrinha



A associação sem fins lucrativos “Anjos da Cidade” inaugura o “Expresso Anjos da Cidade levando amor”, em parceria com a Associação Josefina Maria de Jesus (AJMJ), para ofertar reinserção social por meio do banho, barbearia, atendimento psicossocial, encaminhamento para reabilitação química, escuta ativa e alimentação para pessoas em situação de rua em Taubaté. A operação do Expresso inicia no dia 14 de maio de 2022, sábado em Taubaté, com oferta de 100 banhos, assim como roupas, águas e marmitas.


*O Expresso “Anjos da Cidade levando amor” foi inaugurado em São Paulo, no dia 21 de novembro de 2021 e agora, pela parceria do Anjos do Cidade, Associação Josefina Maria de Jesus e Prefeitura Municipal de Taubaté, entrará em operação todos os sábados na cidade, a partir do dia 14/05.*


A dinâmica operacional será feita por voluntários do projeto através da distribuição de uma senha para utilização durante todo o percurso para recebimento de um kit com toalha, itens de higiene e roupas limpas. Depois, o amigo, amiga, amigx será encaminhado para o banho no segundo piso, onde há 4 cabines de sanitários masculinos e femininos equipados com chuveiro.


Após o banho, a pessoa será convidada para a área de salão de cabeleireiro para corte de cabelo e unhas. Na sequência, para uma sala de acolhimento e atendimento psicossocial para uma conversa e auxílio, caso precise, por exemplo, tirar uma documentação, ou encaminhamento para uma clínica de reabilitação etc.


Em seguida, o amigo será levado a um tapete vermelho com um grande espelho antigo para corpo inteiro que realiza um registro fotográfico. A proposta é promover uma experiência em que cada pessoa se reencontre consigo e leve uma foto como presente.


E para fechar o atendimento na área externa, o amigo receberá uma marmita, água, doce e fruta, para consumir, se quiser, no próprio “Expresso” na área destinada às refeições que já chegarão prontas e ficarão armazenadas na cozinha do ônibus, equipada com pia, armários e marmiteiro. A previsão é para atendimento de 100 banhos e distribuição de marmitas nos dias de atuação.


A instituição Anjos da Cidade já oferece parte destes serviços em rotas feitas pelos voluntários de carro e Kombis do projeto em São Paulo às terças-feiras há mais de 30 anos, e iniciou em 2021 o mesmo trabalho aos sábados em Taubaté, pelo apoio e parceria com a Associação Josefina Maria de Jesus, com saída dos voluntários para as rotas atendidas da Praça Monsenhor Silva Barros, no centro da cidade.


O “Expresso Anjos da Cidade levando amor” é a concretização do sonho e realização de um propósito de vida da Andrea Pludwinski, idealizado há mais de 30 anos, para oferecer um direito básico de todo ser humano, um cuidado na forma de banho e acolhimento a pessoa em situação de rua. E se tornou possível, graças a sua força social empreendedora e capacidade de reunir voluntários engajados no auxílio ao próximo, como um antigo amigo, José Edgard Soares Filho, empresário de um grupo de empresas da área audiovisual, investidor anjo e fundador da Associação Josefina Maria de Jesus, realizadora madrinha do Projeto.


Outro importante apoio é da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social da Prefeitura Municipal de Taubaté.


“O Projeto Expresso Anjos da Cidade levando amor só foi possível graças ao apoio e investimento da Associação Josefina Maria de Jesus para construção da unidade e abastecimento dos insumos iniciais. Temos também, uma importante parceria com a Prefeitura Municipal de Taubaté para o funcionamento nos dias de operação. Entretanto, estamos em busca de mais parcerias e patrocínios para dar sustentabilidade e longevidade ao seu funcionamento”, analisa Andrea Pludwinski.


Todos os atendimentos serão realizados obedecendo as medidas de segurança e orientações da OMS para prevenção da COVID-19 .


Histórico do Anjos da Cidade


Adolescente de classe média paulistana inconformada em enxergar pessoas vivendo em situação de rua. Aos 17 anos, na ida e volta do colégio, a jovem parava para conversar com dois senhores em situação de rua que ficavam perto de sua casa, queria conhecer suas estórias, criar uma conexão. Um dia convidou um deles para tomar banho na sua casa, utilizar seu banheiro e sair com uma roupa limpa do armário do pai e também alimentado com um reforçado e rotineiro café da tarde. Surpreendida pelos pais no meio do lanche e da conversa, na mesa da sala com o novo amigo, acompanhou-o até a saída para rua, já imaginando que enfrentaria problemas. Na volta foi recebida de braços abertos pela mãe, Mary Isolma Said Farah, e ouviu do pai, Alexander Pludwinski “não tem como brigar com essa alma”.


Nascia nesta atitude de Andrea Pludwinski, a semente do “Anjos da Cidade”, uma associação sem fins lucrativos em São Paulo, focada na reinserção da pessoa em situação de rua, cuja estratégia de abordagem é uma escuta ativa em rodas de conversa, reconhecimento da importância da estória de cada pessoa, com muito respeito e amor.


Na impossibilidade de ofertar, naquele momento, banho e uso privado de um banheiro para pessoas em situação de rua, a vontade de ajudar foi transformada na ideia de abordar as pessoas oferecendo um alimento preparado em casa, com todo carinho. Em uma família formada por mulheres atuantes em ações solidárias, logo sua mãe Mary Isolma Said Farah e a avó Isolma Luz Said começaram, nos dias seguintes, a preparar 20 marmitas para distribuição semanal na zona oeste de SP, transportadas em carro próprio e custeados pela família. Andrea destaca que oferecer um alimento, preparado em casa, com todo carinho tornou-se a forma de abordagem e aproximação com as pessoas em situação de rua, e desde o início, a forma de tratamento que utiliza é chamando-os de “amigos e amigas”. O projeto do banho para pessoas em situação de rua entrou na camada dos sonhos da Andrea e ficou armazenado ali.


Voluntariado


Nesses 30 anos de existência, o “Anjos da Cidade” sobreviveu, para além da base familiar de sua fundadora, também pelas importantes contribuições de voluntários esporádicos ao longo dos anos. Entretanto, ganhou escala e capilaridade com a criação de uma página no Facebook há alguns anos por Cindy Pludwinski Carbonari, filha da Andrea, mostrando os registros semanais da ação o que gerou um engajamento orgânico. A participação da Cindy no “Anjos da Cidade” acontece desde que ela era um bebê e essa experiência transformou a sua vida. Formada em Direito, abandonou uma promissora carreira na área empresarial para se dedicar ao terceiro setor. “Em determinado momento, trabalhar como advogada no mercado financeiro perdeu o sentido, e então larguei tudo e agora trabalho no terceiro setor”, conta Cindy.


A formalização do “Anjos da Cidade” como uma associação sem fins lucrativos, aconteceu na última década, por influência de um engajado e atuante voluntário sr. José Rodrigues (in memoriam) que apontou a necessidade de estruturar todo o trabalho realizado com estatuto e divisão de responsabilidades.


Entretanto, como faz questão de frisar a Andrea, a rede de voluntariado é inspirada no comprometimento em fazer a diferença na vida dos “amigos” e marca registrada do “Anjos”. Uma teia de solidariedade que reúne pessoas nas importantes ações diretas e contribuições, desde doações de valores mensais ou pontuais, assim como de gêneros alimentícios, recolhimento e triagem de demais itens como roupas, sapatos, produtos de higiene pessoal, etc, organização do bazar permanente, preparação das marmitas e a distribuição nos percursos semanais de atuação na zona oeste de São Paulo. O projeto atua também, hoje em dia, em Taubaté/SP no Vale do Paraíba e Brasília.


Sábado de “Anjos da Cidade” e “Associação Josefina Maria de Jesus” em Taubaté


A ação do “Anjos da Cidade”, em parceria com a Associação Josefina Maria de Jesus, iniciou em maio de 2021 em Taubaté e replica o modelo social bem sucedido e pioneiro já executado há 30 anos em São Paulo pela entidade.


O trabalho do “Anjos da Cidade” é alicerçado no respeito, acolhimento, amor, solidariedade, empatia com os “amigos” e reúne muitas estórias de resgate da dignidade das pessoas para reencontros com suas famílias, ou encaminhamento para tratamento nas clínicas de reabilitação parceiras, recomeços.


Aos sábados, durante o dia, as refeições que serão distribuídas à noite são preparadas por um time de voluntários utilizando a cozinha da creche Amiguinho Feliz.


A Kombi do “Anjos e AJMJ” é abastecida, então, com as refeições, água, doces, cobertores, kits de higiene e dirige-se para o ponto de encontro da ação na Praça Monsenhor Silva Barros, s/n, no Centro de Taubaté. A partir das 19hs, segue para uma rota pré-definida de entregas e acolhimento às pessoas em situação de rua. Todos os voluntários são identificados com coletes da AJMJ e Anjos da Cidade.


Em dezembro de 2021, o “Anjos da Cidade e Associação Josefina Maria de Jesus” promoveram um ceia inédita na praça Monsenhor Silva Barros, com atração musical e distribuição de 500 marmitas especiais com culinária natalina, frutas, água e o principal, muito amor e escuta ativa para nossos amigos atendidos.

Sobre a Associação Josefina Maria de Jesus, realizadora e investidora anjo do "Expresso Anjos da Cidade levando amor" :


Fundada pelo empresário de um grupo audiovisual José Edgard Soares Filho em maio de 2021, o nome da Associação é uma homenagem a sua avó Josefina Maria de Jesus, uma matriarca forte, batalhadora, guerreira que construiu com o marido Adolpho Soares, uma família com 2 filhos, 3 enteadas, 8 netos, 6 bisnetos e deixou um legado de resiliência, perseverança e auxílio a quem dela precisasse.


Alicerçada em valores cristãos e familiares, a Associação tem como premissa “mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras (Tiago 2:18)” e desta forma acredita que existem muitas boas ações sendo realizadas por entidades sérias e como ponto de partida, apoia trabalhos de inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social desde crianças a idosos.


Além de custear a construção do “Expresso Anjos da Cidade levando amor” e seus insumos iniciais, até que o projeto feche parceria e patrocínio, a Associação Josefina Maria de Jesus apoia também diversas ações de outras instituições em Taubaté e Tremembé/SP no Vale do Paraíba: Casa São Francisco de Idosos, Aliança da Misericórdia e Creche Amiguinho Feliz.


Realiza os seguintes projetos: Casa de Moradia Assistida AJMJ em Taubaté, Rede Bom Jesus de Tremembé e “Expresso Anjos da Cidade levando amor”.


Mais informações sobre cada um destes projetos acesse:

www.ajmj.org.br ou Instagram da AJMJ: @assoc_josefinamariadejesus


SERVIÇO:

O que: Inauguração Expresso “Anjos da Cidade levando amor” para ofertar banho às pessoas em situação de rua em Taubaté.


Quando: dia 14 de maio de 2022, sábado às 14h.


Local: Praça Monsenhor Silva Barros (antiga praça da Eletro).