top of page

Limpeza e desassoreamento ampliam vazão no Córrego do Alto Barigui, em Curitiba

25/01/2023


O Córrego do Alto Barigui está entre as áreas contempladas com ações preventivas nesta semana


Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Serviços de meteorologia indicam dias de trégua nas chuvas de verão que andam causando estragos nos bairros, porém, a Prefeitura de Curitiba segue em ritmo acelerado com as obras, serviços e ações preventivas para reduzir os danos provocados por altas precipitações em curtos intervalos que acabam provocando alagamentos.


O Córrego do Alto Barigui, na Rua Manoel Amaro Acordi, no bairro CIC, está entre as áreas contempladas com ações preventivas nesta semana. O local está recebendo serviços de limpeza e desassoreamento do leito em um trecho de aproximadamente 500 metros de extensão.


O trabalho é realizado por equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) para ampliar e melhorar a vazão do córrego que desagua no Rio Barigui, diminuindo os riscos de alagamentos na região, especialmente nesse período de tempestades.


A intervenção foi iniciada na última sexta-feira (20/1), na altura em que a Rua Manoel Amaro Acordi encontra a Rua Desembargador Cid Campello e deve seguir até a primeira quinzena de fevereiro. Nos primeiros dias de trabalho mais de 1.100 m³ de materiais entre sedimentos e material e lixo foram retirados do local.


Uma escavadeira hidráulica está no córrego, retirando os resíduos, terra e sedimentos acumulados, além de lixo e resto de materiais de construção descartados de forma irregular. O material é colocado nas margens, onde as equipes de trabalho recolhem e colocam nos caminhões para dar a destinação adequada, recompondo as bordas do curso de água. Os dias de chuva dificultam o trabalho, impedindo a ação do equipamento dentro do corrégo.

bottom of page