Performances selecionadas no projeto #NOVERRE - Novas Mensagens Sobre a Dança Estreiam Em Novembro

19/11/2021


O projeto é fruto de uma parceria do Goethe-Institut com Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre e selecionou três artistas no ano de 2021


Crédito: Cristiano Oliveira - Divulgação

Em julho deste ano, o Goethe-Institut Porto Alegre, em parceria com o Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, promoveram o projeto (Re)-volta da Dança, visando estimular movimentos e reflexões sobre a dança em tempos atuais. No âmbito deste projeto, foi lançado o edital #Noverre: novas mensagens sobre a dança, que selecionou três propostas de releitura das revolucionárias "Cartas sobre a Dança" do francês Jean Georges Noverre, que foram publicadas pela primeira vez em Stuttgart em 1760.


De 23 a 25 de novembro, serão exibidos no YouTube do Goethe-Institut Porto Alegre os projetos selecionados no edital, sempre a partir das 19h. Antes das estreias dos vídeos no YouTube, o Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre e o Goethe-Institut Porto Alegre convidam para uma live no mesmo canal YouTube apresentando o projeto das artistas e abrindo as portas para uma melhor apreciação dos vídeos. Essa conversa acontecera as 18h30 e será transmitida ao vivo.


ARTISTAS E SEUS RESPECTIVOS PROJETOS SELECIONADOS:


Louise Lucena

Artista performer da dança, produtora cultural e arte educadora, seu trabalho recorre às linguagens das artes, audiovisual e fotografia. Em 2021, realizou a live Performance #1Traço com o músico percussionista Ìdòwú Akínrúlí na Bienal Brasil Black Art; participou da 3° temporada do podcast A Cor da voz; do festival FIA de intervenção urbana e performática; produziu a 2° Temporada do Travessia Live Performance com co-produção de Thayãn Martins pela Lei Aldir Blanc e Fundação Marcopolo. Também é coordenadora do grupo online Estudo e Leitura Negra e Indígena apoiado pelo coletivo Fora da Asa Experiências Plurais.


Cartas Para o Mar

Cartas para Mar é uma vídeo arte em dança que fala sobre ancestralidade, afetos, relacionamentos e vida. Dividida em 3 partes, cada uma representa um recorte específico que compõe um quebra cabeça com as demais. Inspirada e embebida pela cosmologia africana, esse trabalho busca proporcionar uma experiência através dos sentidos, mirando a oralidade enquanto fundamento e veículo de transmissão, manutenção e co-criação de conhecimento.


Maria Albers

Maria Albers é bailarina, coreógrafa, encenadora e terapeuta teuto-brasileira, nascida em Bochum e radicada em Porto Alegre e região desde os três anos de idade. É graduada em Dança (Licenciatura) pela UERGS/FUNDARTE. Especializou-se em Saúde Mental Coletiva, através do Programa de Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública-RS. A partir de sua experiência como artista na área da Saúde, desenvolveu um método chamado Arte/Movimento/Criação&Cuidado, através do qual explora a linguagem das artes cênicas, a pesquisa em Arte e as práticas somáticas como ferramentas terapêuticas e de cuidado. Atua na rede pública de saúde e em sua clínica-estúdio em Porto Alegre (Maria Albers - Dança&Corporeidades).


Cartas Dançantes de Amor e Cuidado

Cartas Dançantes de Amor e Cuidado é uma sequencia de cartas endereçadas a uma família querida, a fim de estabelecer uma troca afetiva e de cuidado à distância. Uma Carta Dançante consiste num objeto mágico, criação coreografica videodançada que visa recriar pontes e caminhos neurais por uma perspectiva de saúde, proximidade e afeto em tempos de isolamento social, extrapolando sentidos e endereçamentos e se desdobrando a partir de cada pessoa que venha a ser leitora/espectadora das cartas.


Nicole Fischer

Formada em Dança, Instrutora de Yoga. Natural de São Jerônimo, foi bailarina da Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul,integrante do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre, primeira turma. Palestrou no TEDX Parque Farroupilha, foi indicada ao Prêmio Açorianos de Dança em 2013 na Categoria Novas Mídias. Atua como coreógrafa, professora, diretora e performer. Cria vídeos de dança na plataforma Instagram, integra o Coletivo Virtual Aham e é mãe do Cícero e da Olívia.

#CARTASDEDANÇA


O projeto já existente #cartasdedança, acontece no Instagram vinculando um vídeo de dança com um texto. O texto vem a partir do movimento e traz questionamentos relacionados a arte, a dança, a vida. As cartas são destinadas a figuras importantes no campos das artes, a amigos, a personagens e ao próprio Noverre. Para o edital são 4 vídeos de dança juntamente com 4 novas cartas. Trazendo questionamentos, visões, pelo movimento e pela palavra. Todas as #cartasdedança estão no perfil do Instagram @nicolicas, nos destaques com o nome do projeto.


ESTREIA DOS PROJETOS SELECIONADOS NO EDITAL #NOVERRE: NOVAS MENSAGENS SOBRE A DANÇA:


De 23 a 25 de novembro

Sempre às 19h

No YouTube do Goethe-Institut Porto Alegre LANÇAMENTO: #NOVERRE: NOVAS MENSAGENS SOBRE A DANÇA


23 de novembro

18h30 ​

No YouTube do Goethe-Institut Porto Alegre