Presidente do TJPR assume presidência do Conselho dos Tribunais

10/01/2022


Desembargador José Laurindo é o primeiro paranaense no cargo



Nascido em Curitiba, o desembargador José Laurindo tomou posse nesta manhã de segunda-feira, 10 de janeiro, em Curitiba, do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, que de agora une o Colegiado de Presidentes dos Tribunais de Justiça e o Conselho dos Tribunais. A solenidade de posse contou com a presença do ministo Dias Tóffoli, presidente do Superior Tribunal Federal (STF), e presidentes dos 27 Tribunais de Justiça do País. A presidência do Conselho foi repassada José Laurindo pelo desembargador Voltaire de Lima Moraes, presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.


O ministro Dias Tóffoli, presente à solenidade ressaltou a importância da unificação representativa dos Tribunais de Justiça como um sinal de maturidade. Ele destacou o sistema judiciário e da magistratura, que engloba o exercício da advocacia pública e privada, que levam ao Superior Tribunal Federal (STF) as demandas, que mesmo diante de um momento de tristeza para sociedade, em função da pandemia, não parou de funcionar.


Tófolli afirmou que o Judiciário Brasileiro é um dos que mais trabalha no mundo, com a resolução de mais de 35 milhões de casos e uma demanda de 78 milhões de processos em julgamento.