Projeto social da AJMJ qualifica jovens para o mercado audiovisual em Tremembé/SP

25/10/2021


A iniciativa é uma parceria da Associação Josefina Maria de Jesus (AJMJ) com o Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé e estreará nova programação do canal de TV pela internet em 01 de novembro


Divulgação

A Associação Josefina Maria de Jesus (AJMJ) investiu na estruturação de um canal de TV pela internet a “Rede Bom Jesus” em parceria com o Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé e tem a missão de levar o evangelho, mas também formar, capacitar e oferecer oportunidade a adolescentes em situação de vulnerabilidade social para o mercado audiovisual. Todos os participantes já recebem uma bolsa de estudos no valor de R$ 600,00.


As atividades da “Rede Bom Jesus” com os bolsistas iniciaram no dia 20 de agosto de 2021, com a inauguração dos estúdios no salão paroquial do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, cujo pároco é o Padre José Vicente e o vigário paroquial, Padre Álvaro Mantovani. Na ocasião, também foi realizada uma Missa Campal e procissão luminosa com a imagem do Senhor Bom Jesus, momento de louvor e subida da imagem.


A AJMJ fornece todos os equipamentos audiovisuais, realiza a manutenção dos estúdios e disponibiliza os profissionais responsáveis pela formação e acompanhamento dos jovens bolsistas, o pagamento das bolsas auxílio, o que permite a “Rede Bom Jesus” realizar a produção de conteúdos, gravação de matérias e programas, transmissão das missas e demais atividades do Santuário.


A seleção dos bolsistas para participação no projeto realizou-se em maio deste ano, pelo Pároco Reitor do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, Padre José Vicente junto com a Associação Josefina Maria de Jesus e dois profissionais da Rede Bom Jesus, um da área técnica e outro de produção. Os critérios de seleção foram o perfil socioeconômico familiar, idade, e interesse pelo projeto. Esse é um projeto pioneiro na Basílica do Bom Jesus, sem precedentes e é a primeira vez que contrata jovens para o aprendizado profissional.


A Rede Bom Jesus veio para somar ao trabalho da Basílica nas transmissões das celebrações, possibilitando a criação de novos conteúdos de evangelização. O ambiente digital amplifica o trabalho da Igreja, atinge mais pessoas, possibilita levar a mensagem do Evangelho a um ambiente que possui muita informação e, por isso, precisamos mostrar o amor de Jesus por meio desses canais. A participação dos aprendizes é uma forma prática de oferecer capacitação num trabalho que os jovens têm muito interesse e junto com o trabalho também oferecemos oportunidade de viver a espiritualidade”, destaca o Padre José Vicente.

O dia-a-dia dos aprendizes e estagiários da Rede Bom Jesus


Todas as atividades práticas e aulas teóricas dos bolsistas são supervisionadas por profissionais e técnicos da Rede Bom Jesus e o Padre José Vicente ministra a disciplina “História da Igreja e Liturgia”. A grade curricular é composta de aulas de “Ética e comportamento para o trabalho” com a professora Juscelina; “Produção de conteúdo para internet” com a jornalista Valquíria Vieira que também é diretora da RBJ, “Edição e produção de reportagem” com o jornalista e produtor Edmilson Oliveira, “Edição de vídeo” a cargo do editor João Otabe, “Gravação de áudio e vídeo” com o cinegrafista Diego Souza; “Técnica de operação e gravação de áudio” com o operador de áudio Bruno Netto e “Marketing e Redes Sociais” ministrada pelo publicitário Rafael.


Os bolsistas são divididos em dois grupos, os aprendizes de 14 e 15 anos e os estagiários de 16 e 17 anos. Os primeiros frequentam o projeto de segunda a sexta-feira das 14h às 18h, por um período de 6 meses, e os estagiários de domingo a segunda, das 14h às 19h, com uma folga por semana, durante um ano. O rendimento escolar no ensino regular também é monitorado pelo projeto.


Diariamente das 14h às 14h50, realiza-se uma aula teórica conjunta com um dos instrutores, e depois a equipe é dividida para realização de atividades da área técnica e de produção, monitoradas por um profissional da Rede. Às 15h, a turma da técnica acompanha a transmissão da missa e a de produção, realiza contatos com os entrevistados e convite para programas com plateia, elabora texto para os apresentadores, providencia elementos para cenários, acompanha edição de programas, organiza os equipamentos de áudio e vídeo. Nos dias de gravação prepara o estúdio, organiza os cenários e equipamentos para receber os convidados.


A Rede Bom Jesus é um projeto que visa levar a devoção ao Bom Jesus a mais pessoas de forma a evangelizar quem nos assiste. Evangelizar levando informação, formação, conteúdo que transmita os ensinamentos de Jesus”, afirma Valquiria Vieira, diretora do Projeto Rede Bom Jesus.

Nova programação da RBJ estreará em 01 de novembro de 2021


O resultado destes primeiros meses de atividades de estágio com os bolsistas já pode ser conferido no canal do YT da Rede Bom Jesus e uma nova programação estreará a partir do dia 01 de novembro de 2021, seguindo as transmissões diárias e veiculando programas semanais:


08h00 - Segunda feira – Programa semanal “Bom Dia Bom Jesus” com entrevista, música, mensagem e oração para começar todas as semanas com um conteúdo positivo.


15h00 – Diariamente - Transmissão da Missa

18h00 – Diariamente - Oração do Angelus

19h30 – Quarta-feira – Programa semanal “A Caminho do Céu”, programa de entretenimento e formação com perguntas e respostas sobre a Bíblia com oferta de um prêmio.

17h30 – Sexta-feira – Semanal “Jornal Boas Notícias” com o resumo das principais notícias da comunidade e atividades do Santuário Basílica do Bom Jesus de Tremembé.

16h00 – Sábado – Programa Semanal “Conversa na Praça”, entrevista exclusiva com um convidado para dividir sua história de vida inspiradora, seus aprendizados e ensinamentos.


Sobre a nova programação, Edmilson de Oliveira, jornalista e produtor da Rede Bom Jesus afirma que “o meio digital fornece muita informação a todo momento para as pessoas, e a Rede Bom Jesus vem com a proposta de oferecer informação de credibilidade. Assim como as empresas, marcas, igrejas estão no mundo digital, a Rede Bom Jesus chega para marcar uma presença positiva nesse meio, disponibilizando conteúdo de qualidade”

SERVIÇO:

Rede Bom Jesus de Tremembé/SP

Canal do Youtube da Rede Bom Jesus:

https://www.youtube.com/c/BomJesusdeTrememb%C3%A9


(Nome de divulgação: Rede Bom Jesus)

E-mail para sugestão de pautas da RBJ: programas@bj6.com.br


Telefone para contato: (12) 3672 8593 com Valquiria Vieira ou Edmilson de Oliveira e (12) 99173 6060 Whatsapp (de 2ª a 6ª feira das 14h às 19h, somente)

SOBRE A ASSOCIAÇÃO JOSEFINA MARIA DE JESUS


QUEM SOMOS


Fundada pelo empresário de um bem-sucedido grupo audiovisual José Edgard Soares Filho, o nome da Associação é uma homenagem a sua avó Josefina Maria de Jesus, uma matriarca forte, batalhadora, guerreira que construiu com o marido Adolpho Soares, uma família com 2 filhos, 3 enteadas, 8 netos, 6 bisnetos e deixou um legado de resiliência, perseverança e auxílio a quem dela precisasse.


Alicerçada em valores cristãos e familiares, a Associação tem como premissa “mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras (Tiago 2:18)” e desta forma acredita que existem muitas boas ações sendo realizadas por entidades sérias e como ponto de partida, apoia trabalhos de inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social desde crianças a idosos.


Em parceria com a associação sem fins lucrativos “Anjos da Cidade” participa de ações em São Paulo, Taubaté/SP e Brasília de entregas semanais de marmitas, água, cobertores, roupas, e o mais importante, amor, carinho e respeito a pessoas em situação de rua. O princípio, para muito além da entrega dos itens, é de acolher cada amigo nessa situação numa escuta ativa, e interesse legítimo sobre sua estória de vida. E ações complementares são desencadeadas como reconexão familiar, encaminhamento para clínicas parceiras de reabilitação de dependentes químicos ou de acolhida social.


Em Tremembé/SP, criou a “Rede Bom Jesus”, canal de TV pela internet com a missão de levar o evangelho, mas também formar, capacitar e oferecer oportunidade a adolescentes carentes para o mercado audiovisual. Os jovens já recebem uma bolsa no valor de R$ 600,00 e a “Rede Bom Jesus” iniciou a produção de conteúdos e gravação de matérias e programas, assim como transmissões de missas e demais atividades do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé/SP e estreará a nova programação em 01 de novembro de 2021.


Acreditando que solidariedade gera solidariedade, a Associação Josefina Maria de Jesus também oferta vagas de creche na Associação Amiguinho Feliz em Taubaté, o que possibilitou a inclusão de 23 crianças no atendimento diário e integral. Destina ainda cestas básicas para as famílias atendidas e consumo dos pequenos.


Contribui também com doações de valores mensais para a “Casa São Francisco de Idosos” de Taubaté que atende com muito amor e carinho 80 idosos e para a “Aliança de Misericórdia” uma instituição de acolhimento de mulheres em situação de rua que durante o processo de recuperação, podem ficar acompanhadas por seus filhos.


Comunicação AJMJ: (11) 97240 7221 (Whatsapp) com Larissa Soares Moreira


Email: larissa.imprensa@ajmj.org.br