Série D define todos os 16 classificados das oitavas de final

02/08/2022


Paraná Clube terá confronto com Pouso Alegre-MG



Restam apenas 16 times da Série D. Com a segunda fase finalizada, os confrontos das oitavas de final da competição estão definidos e a corrida pelas quatro vagas à Série C segue disputada por clubes de 15 estados (apenas o Espirito Santo possui dois representantes), de quatro das cinco regiões do País (apenas o Centro Oeste não tem representantes). Seis dos classificados precisaram da disputa de pênaltis para avançar.


As oitavas seguem no formato de chaveamento pré-determinado, com classificados de um grupo enfrentando o outro. Nas quartas de final, que é o mata-mata do acesso, os confrontos são definidos pelas pontuações das equipes até aquele momento, considerando os jogos de todas as fases. Com o melhor pontuador enfrentando o oitavo melhor pontuador, o segundo enfrentando o sétimo, e assim sucessivamente.


Entre os jogos mais "insanos" da segunda fase, esteve o duelo entre Anápolis-GO e Real Noroeste-ES. O time capixaba havia vencido a primeira partida por 5 a 2, mas tomou o troco em Goiânia e perdeu por 3 a 0. No agregado de 5 a 5, a partida foi para as penalidades e o Real Noroeste levou a melhor, vencendo a disputa por 3 a 1. A equipe irá enfrentar o Caxias, que também precisou dos pênaltis para eliminar o Oeste.


Também não faltou emoção no Castelão, em São Luís do Maranhão. Com dois empates - por 0 a 0 e 1 a 1 - Moto Club-MA e São Raimundo-RR foram para a marca do pênalti decidir a vaga. Mas o vencedor demorou a sair. Foram 18 cobranças, até o resultado final, de 8 a 7 para o Moto, que pega o tradicional América-RN na próxima fase.


O confronto mais tranquilo da segunda fase foi entre Tocantinópolis-TO e São Raimundo-AM. O primeiro jogo foi duro, com empate em 2 a 2, mas na segunda partida, a equipe tocantinense cravou uma 4 a 1 e avançou para pegar o Santa Cruz que eliminou o Retrô, time que tinha a melhor campanha da competição, com uma vitória por 2 a 1, na Arena de Pernambuco.


Confira os jogos das oitavas da Série D


Lagarto x Amazonas

Ida: 7/8 às 15 (Barretão, Lagarto)

Volta: 14/8, às 16h (Carlos Zamith, Manaus)


Santa Cruz x Tocantinópolis

Ida: Arruda, Recife (data e horário a serem definidos)

Volta: Ribeirão, Tocantinópolis (data e horário a serem definidos)


América-RN x Moto Club

Ida: 7/8 às 16h (Arena das Dunas, Natal)

Volta: 14/8 às 17h (Castelão, em São Luís)


Rio Branco-AC x ASA

Ida: 7/8 às 19h (Florestão, Rio Branco-AC)

Volta: 14/8 às 16h (Coaracy da Mata, Arapiraca)


Portuguesa-RJ x Nova Venécia

Ida: 6/8 às 15h (Luso-Brasileiro, Rio de Janeiro)

Volta: 14/8 às 15h (Zenor Rocha, Nova Venécia)


Bahia de Feira x São Bernardo

Ida: 6/8 às 16h (Arena Cajueiro, Feira de Santana)

Volta: 13/8 às 16h (1º de Maio, São Bernardo do Campo)


Real Noroeste x Caxias

Ida: 7/8 às 15h (José Olímpio da Rocha, Águia Branca)

Volta: 13/8 às 15h (Centenário, Caxias do Sul)


Paraná x Pouso Alegre

Ida: 7/8 às 16h (Durival de Britto, Curitiba)

Volta: 17/7 às 17h (Manduzão, Pouso Alegre)


Os jogos serão de ida e volta. Em caso de empate na soma dos placares do confronto, a decisão de quem avança às oitavas será nos pênaltis.


A Série D começou com 64 times, divididos em oito grupos. Os quatro primeiros colocados de cada chave avançaram à segunda fase. Os semifinalistas garantem vaga na Série C do Campeonato Brasileiro do ano que vem. O campeão da quarta divisão receberá R$ 500 mil e o vice, R$ 300 mil.